Diversidade e Inclusão – Prémios Human Resources 2021

Diversidade e Inclusão – Prémios Human Resources 2021

Qual a empresa com melhores práticas de Diversidade, incluindo Igualdade do Género, Gestão Multicultural e Inclusão, numa cuidada e assertiva gestão multicultural, entre colaboradores de diferentes grupos etários, experiências, nacionalidades, credos, raças, objetivos, assegurando que todos gozam das mesmas oportunidades e desafios? 

Pitch dos finalistas

Accenture

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EDP

A EDP incorpora os princípios de Diversidade e Inclusão nos seus valores e práticas de atração, desenvolvimento e retenção, e na construção de um ambiente de trabalho inclusivo. O Roadmap de Diversidade e Inclusão ntegra um conjunto de 30 iniciativas, transversais e nas dimensões de género, deficiência, gerações e culturalidades, com objetivos e metas públicas claras, conta com o envolvimento da gestão de topo e de uma comunidade interna de colaboradores com entusiasmo para refletirem e apoiarem o desenvolvimento destas iniciativas. Na EDP acreditamos que promover a diversidade de pensamento e talento será fundamental para continuarmos a inovar.


Galp

Na Galp olhamos para a diversidade e inclusão como um eixo estratégico. Para isso, definimos anualmente uma série de iniciativas que nos ajudam a consolidar uma cultura inclusiva. Asseguramos processos de recrutamento inclusivos (50 mulheres/50 homens), promovemos ações de formação para equipas de recrutamento e equipas de gestão focados em “Unconscious bias” bem como apoiamos e alavancamos o percurso das mulheres na Galp promovendo programas de aprendizagem e desenvolvimento direcionados. Paralelamente, promovemos discussões em formato World Café, onde falamos e discutimos os mais variados temas para termos uma Galp mais inclusiva. Em cada um, fechamos planos de ação e iniciativas a implementar. Queremos inspirar as nossas pessoas e, para isso, temos o programa Talks@Galp, onde trazemos histórias inclusivas e de sucesso fora da Galp.


L’Oréal

Na L’Oréal acreditamos que a Beleza está na Diversidade. Criamos um ambiente inclusivo, onde todos podem ter sucesso: 97% sente-se tratado com respeito como indivíduo e 95% afirma que o manager trata os colaboradores de forma justa, independente de idade, género, deficiência, orientação sexual ou religião. Tudo o que fazemos alavanca esta visão de que a “Beleza é para todos” pelo que D&I está em tudo. Não é só um pilar de RH mas também do nosso programa L’Oréal 4 the Future que envolve todos. O Comitê Executivo é sponsor e exemplo e a Tribo de 25 voluntários tem um papel chave na discussão de ações para cada eixo do nosso roadmap. Apostamos em formar e informar, envolver e criar uma cultura de diálogo aberto para que D&I seja uma prioridade de cada um de nós, dentro e fora de portas. Para ir mais longe arrancámos 2021 com um survey PULSELY para avaliar as nossas competências de inclusão e traçar novos objetivos.


Mercer

Na Mercer, a D&I é assumida como um pilar basilar para a inovação e diferenciação da empresa. Em Portugal, a cultura inclusiva é reconhecida e celebrada, sendo um dos fatores com melhor avaliação nos surveys de engagement. Para trabalhar esta temática de forma holística e estruturada, foi criado em 2018 o DICE – um movimento interno composto por 32 colaboradores de várias áreas e que trabalha com a equipa de People & Culture e com o apoio da Liderança. Ser um movimento independente e ter embaixadores comprometidos é a chave para planos de ação ambiciosos e consequentes assentes em 7 pilares: incapacidade & necessidades especiais; género; diferentes formas de pensar; crenças, religião e espiritualidade; diferentes gerações; cultura e etnia e orientação sexual.


NOS

A NOS, pelo seu forte pendor tecnológico, está particularmente atenta às questões de diversidade, inclusão e igualdade nestas áreas. Na nossa estratégia de D&I trabalhamos na sensibilização interna das lideranças, na monitorização dos indicadores mais relevantes e na auscultação regular das nossas pessoas, procurando assegurar que as medidas que tomamos nos levam na direção certa.

Queremos também ter um papel ativo na atração de mulheres para o mundo da tecnologia, e conseguimo-lo através da associação a programas educacionais e de mentoring, bem como através de um trabalho muito próximo que fazemos junto das instituições de ensino, onde partilhamos casos de sucesso de Mulheres NOS.


Santander

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Sonae MC 

A estratégia de Diversidade e Inclusão It´s an old recipe with a new flavour, parte dos nossos valores, mas acrescenta intencionalidade e consistência. Não é uma moda, mas um propósito, uma inevitabilidade que tem uma ligação íntima com a estratégia da empresa. Desenvolvemos ações e projetos de sensibilização, formação e transformação em 5 dimensões: Género, Incapacidades, Gerações, Nacionalidades e etnias e LGBTQIA+, respeitando sempre a intersecionalidade. O princípio basilar é a singularidade como catalisador de um desenvolvimento pessoal e profissional sustentável, garantindo que cada pessoa se sente respeitada, valorizada pelas suas competências e tem confiança na organização, o que potencia mais inovação e melhor performance.

 

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