Diversidade e Inclusão – Prémios Human Resources 2023

Qual a empresa com melhores práticas de Diversidade, incluindo Igualdade do Género, Gestão Multicultural e Inclusão, numa cuidada e assertiva gestão multicultural, entre colaboradores de diferentes grupos etários, experiências, nacionalidades, credos, raças, objectivos, assegurando que todos gozam das mesmas oportunidades e desafios? 

 

Pitch dos finalistas

 

CGD

Para a Caixa a diversidade é um fator de sustentabilidade do desenvolvimento e da eficiência das organizações e potenciadora de inovação, atração, retenção, promoção de talento e de competências diversas, representando uma mais-valia, pelo enriquecimento das condições sociais e económicas, melhorando a eficiência e competitividade.
A sua atuação está refletida nas várias iniciativas descritas no seu Plano para a Igualdade, que reconhece o equilíbrio de género em toda a estrutura da empresa, e na sua Política de Diversidade através da promoção da diversidade de características dos membros dos órgãos de administração e fiscalização, contribuindo para robustecer a análise e a tomada de decisão.
O compromisso da CGD é o de continuar a promover ativamente uma cultura suportada em princípios de diversidade, equidade e inclusão, que garanta não só a criação de valor e bem-estar dos seus Colaboradores mas também para uma resposta efetiva e responsável aos principais desafios da sociedade.

 

EDP

A EDP encara a diversidade e a inclusão como elementos imprescindíveis para a inovação, possuindo metas claras até 2026 para uma força de trabalho mais diversa. Com quatro eixos de intervenção – Igualdade de Género, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Gerações e Nacionalidades e Culturas – em 2022, a EDP adotou o acrónimo DEIP – Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertença – incluído na revisão da Política Global, que define um conjunto de responsabilidades e mecanismos para promover uma empresa mais humana e inovadora. Para além de diferentes iniciativas de sensibilização e da continuação dos esforços por promover um recrutamento cada vez mais inclusivo, a EDP reviu ainda o seu Plano de Igualdade de Género (2022-2023).

 

El Corte Inglés

No âmbito da nossa estratégia de Responsabilidade Social Corporativa há um trabalho consolidado e desenvolvido ao longo de mais de 20 anos. A nossa política de Não Exclusão assenta num pilar principal que é o compromisso que temos para com a sociedade e para com a comunidade onde estamos inseridos.
É nosso objectivo continuar a trabalhar de forma holística os temas da Diversidade e Inclusão, pois apesar de termos um percurso consistente e reconhecido neste âmbito, temos também a certeza que ainda há muito a fazer. Por isso, queremos continuar a contribuir para a normalização da diferença e para a construção de uma sociedade mais plural, justa e igualitária onde todos têm as mesmas oportunidades e ninguém fica para trás.

 

Fidelidade

A história da Fidelidade é feita de Pessoas, sejam clientes, parceiros ou as nossas Pessoas. Sabemos que cada uma é única, por isso, trabalhamos em conjunto para atingir um objetivo comum: fazer bem o Bem.
Olhando para o futuro, integramos as Pessoas em projetos que fortalecem a Fidelidade de hoje, preparando a do amanhã. Vamos apostar na diversidade, inovação, agilidade e apoio das Pessoas para que possam dar o seu melhor. Tecemos um enredo com personagens motivadas, que desenvolvem ações de responsabilidade social que visam o bem-estar de todos.
No âmbito da gestão de pessoas, queremos ser uma referência, porque a nossa narrativa não é fixa; é flexível, envolvente e, acima de tudo, humana, para que a vida e esta história não parem.

 

IKEA

Na IKEA, queremos que todos, independentemente das suas caraterísticas pessoais, se sintam em casa.
Trabalhamos por um mundo justo, para garantir oportunidades iguais para todos. Asseguramos um equilíbrio de género em funções de liderança e igualdade salarial, para homens e mulheres, em funções equivalentes.
Contribuímos ativamente para a integração de refugiados e de pessoas com deficiência, através de parcerias com CPR, ACAPO, Associação Salvador, Cais, entre outras. No Dia Internacional da Mulher, reforçando a igualdade de género e apoiando quem mais precisa, lançámos o Funco de Autonomização IKEA para vítimas de violência doméstica, em conjunto com a CIG.
Valorizamos as diferenças e encorajamos a singularidade de cada um, com a comemoração de datas como IDAHOT, PRIDE, Dia Contra a Discriminação Racial, entre outros.
No nosso podcast, igualmente, damos voz aos nossos colaboradores, na partilha de histórias de diversidade e inclusão, tendo impactado mais 1 milhão de pessoas em 3 temporadas e tentando sempre inspirar à equidade.

 

MC / Sonae

A nossa estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão parte dos nossos valores, mas acrescenta intencionalidade e consistência: consideramo-la an old recipe with a new flavour!
Desenvolvemos ações e projetos de sensibilização, formação e transformação em 5 dimensões: Género, Incapacidades, Gerações, Nacionalidades e etnias e LGBTQIA+.
Somos uma empresa com uma enorme diversidade de perfis, e é o respeito por essa singularidade que está na base da nossa atuação, dando possibilidade a cada um de ser quem é, livre de preconceitos e estereótipos (daí usarmos como assinatura das nossas iniciativas o #PoderSer).
Promovemos a igualdade de género no acesso a cargos de liderança, com o objetivo de alcançar 40% de mulheres nestas funções em 2023; dinamizamos campanhas de sensibilização nas dimensões de Género e LGBTQIA+ e estamos a trabalhar no redesenho dos processos de recrutamento para potenciar a integração de pessoas com incapacidade ou deficiência (tendo realizado já um piloto com a associação Vila Com Vida).

 

Tabaqueira / Philip Morris

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Vodafone

Na Vodafone, queremos ligar pessoas e empresas, utilizando a nossa tecnologia para melhorar a vida das pessoas, por uma Sociedade digital, inclusiva e sustentável.
E o que fazemos, dia após dia, ano após ano, é vivido de dentro para fora: dos nossos Colaboradores para o Mundo. Acreditamos numa Cultura na qual cada Colaborador e cada Colaboradora se sinta bem, onde possa experimentar e aprender, inovar, fazer acontecer em equipa e desenvolver todo o seu potencial, porque só assim podemos afirmar que entregamos sempre a melhor experiência, os melhores produtos e os melhores serviços aos nossos Clientes, contribuindo para um futuro melhor.
É esse o nosso “Spirit”.
Together we can.

 

 

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