Procastinação: como vencê-la de vez em três passos simples

Enviar aquele e-mail urgente? Ainda dá tempo para um café. Entregar um trabalho pendurado? Talvez mais logo. O ciclo da procrastinação é mais ou menos isto. Nunca lhe apetece trabalhar e está constantemente a arrastar o inevitável? Saiba como vencer a preguiça e deixe de adiar para amanhã as tarefas que pode fazer já hoje.

 

Por norma, cérebro tende a arranjar inúmeras razões para adiar uma tarefa que nos pareça complicada. E é aqui que entram as emoções. Tem tudo a ver com a análise custo-benefício, ou seja: é preciso fazer com que os benefícios daquela tarefa aborrecida (ou tenebrosa) pareçam maiores do que os custos imediatos de realizá-la.

Programe a sua mente e recupere a motivação. Pensamentos positivos aumentam em 12% a nossa produtividade, segundo um estudo citado pelo portal “Fast Company”.

Quer vencer a procrastinação e parar de engonhar? Siga estes três conselhos:

1. Mantenha uma lista mental dos seus sucessos
E todas as manhãs visualize o quão incrível será quando as tarefas estiverem concluídas. Tudo vai parecer muito mais fácil e irá começar o dia com o mindset lá no alto.

 

2. Faça da gratidão um hábito
Mudar a forma como nos sentimos em relação ao nosso trabalho chega com a prática. E uma dose diária de gratidão pelas coisas pequenas pode ser uma boa adição a este novo hábito mental, uma vez que impulsiona a felicidade.

Tire uns minutos do dia para escrever ou pensar em três aspectos pelos quais está agradecido. Sempre que se sentir aborrecido ou entediado, lembre-se deles. Este gesto faz com que o trabalho pareça gratificante.

 

3. Mude a forma como fala consigo
Para mudar a sua percepção sobre as tarefas, precisa de alterar a forma como fala consigo. Trabalhe a automotivação e repita para si mesmo as suas qualidades – pode parecer simples, mas requer prática. Se errar, foque-se na solução.

Ler Mais
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Trotinetes hive chegam à app Free Now
Automonitor
Nissan LEAF em modo drift