Terminou mais um ‘IBM EX.I.T.E. Camp’

Os quatro dias do EX.I.T.E. Camp 2012 (EXplorar os Interesses pela Tecnologia e pela Engenharia) revelaram-se fundamentais para a formação complementar das 30 participantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos, no campo das Ciências.

“Considerámos da maior importância a participação das nossas alunas neste projeto. Foi sem dúvida uma experiência inesquecível, contribuindo para desenvolver o interesse pelas áreas tecnológicas e pelo trabalho de projeto. Acreditamos que a participação em iniciativas desta qualidade possam contribuir para um desenvolvimento de competências a vários níveis e estimular o interesse pelo estudo, pela escola e pelo trabalho em equipa”, sublinhou Carlos Cachado, professor na escola envolvida no projeto, a EB 2,3 Forte da Casa, no concelho de Vila Franca de Xira.

Desenvolvido pela IBM desde 1999 em todo o mundo, e desde 2005 em Portugal, o EX.I.T.E. tem por objetivo motivar jovens raparigas para a Ciência, a Matemática e a Engenharia, mostrando-lhes que, através da inovação e da tecnologia, é possível marcar a diferença e dar um passo em frente para tornar o planeta num local mais inteligente.

O EX.I.T.E. Camp 2012, que decorreu de 10 a 13 de julho, materializou-se numa agenda preenchida de atividades, projetos e passatempos lúdicos. “A maior aventura é confiar no que podes fazer!” foi o mote desta oitava edição, que contou com 20 alunas da Escola EB 2,3 Forte da Casa e 10 filhas de IBMers, sempre monitorizadas por um grupo de 49 voluntários.

“O EX.I.T.E. Camp é uma demonstração viva da nossa preocupação social e mais um exemplo concreto da nossa aposta em Portugal, do investimento que continuamos a fazer na Ciência e na Tecnologia e, neste caso, endereçando a disparidade de género nestas áreas, através da aposta nas mulheres portuguesas”, garantiu o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, na cerimónia de encerramento do EX.I.T.E. Camp 2012.

Maria Cavaco Silva, que marcou presença na sessão, lembrou também o valor destas iniciativas para o progresso da sociedade e da economia nacional. “A pedagogia da experimentação tem um papel vital para a motivação dos jovens, pois possibilita a demonstração de que ‘também sou capaz’ e mostra que afinal o papão é um tigre de papel.”

“Está de parabéns a IBM pela organização desta iniciativa, que contribui para atenuar as disparidades de género e promove a inclusão social. A todas as participantes, e voluntários, desejo as maiores felicidades”, afirmou ainda.

“A presença da Senhora Dra. Maria Cavaco Silva demonstra a importância desta iniciativa, já que é reconhecida a extrema sensibilidade e dedicação da Sra. Dra. às questões de responsabilidade social que sabemos contribuírem de forma muito significativa para o desenvolvimento da nossa sociedade civil”, concluiu o presidente da IBM Portugal.

Ler Mais