Domine a arte de bem definir objectivos para a sua empresa
Definir objectivos é muito importante para as organizações. A Eurogroup Consulting Portugal destacou algumas características que podem ser desafiantes para as organizações que não consigam manter o foco neste eixo central.
Para a consultora de gestão, as dificuldades a considerar neste processo resumem-se a três grandes tipos:
Exigência
A definição de objectivos envolve não só uma necessidade de comunicação do topo da organização para a base, mas também a criação de um conjunto de interacções depois da divulgação das linhas estratégicas para cada ciclo. A partir desse momento, é necessário um conjunto de interacções entre os vários níveis da organização para recolha e discussão de inputs, know-how e pontos de vista, até que finalmente se estabeleçam e aceitem os compromissos entre todos os intervenientes.
Persistência
Definir objectivos é um processo longo, que pode facilmente atingir seis meses, de acordo com a dimensão, complexidade, modelo de governação e cultura da organização.
Complexidade
Ao definir-se objectivos, e para além de se pretender definir o resultado a alcançar, torna-se relevante perceber como se quer alcançar esse resultado, e nem sempre é fácil aliar quantidade com qualidade.
«Definir objectivos é sobretudo uma arte que só se começa a dominar quando se encaram os dilemas que encerra, e que podem ir desde o impacto da avaliação dos objectivos no reconhecimento da performance das pessoas, até à dificuldade que os gestores podem ter em assumir compromissos associados a objectivos qualitativos que podem potenciar opiniões mais subjectivas na hora da avaliação», explica Isabel Moisés, responsável pela área de Human Capital na Eurogroup Consulting Portugal.
Para que as organizações consigam ultrapassar todas estas dificuldades e dilemas devem procurar assegurar uma maior clareza sobre o propósito do processo, o que significa entender as condições inerentes.