Estes sete livros vão fazer com que se torne um melhor comunicador (a nível profissional e pessoal)

Saber comunicar de uma forma efectiva é algo primordial seja no âmbito pessoal ou profissional. Mas comunicar vai muito além da comunicação oral.

 

A comunicação é um elemento valioso para as organizações. Estes 7 livros mostram como a comunicação dentro de uma empresa pode ser melhorada.

  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie
    Impossível falar de melhorar a comunicação e não citar esse clássico que já vendeu mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo. Apesar da sua primeira edição ter sido publicada em 1936, os ensinamentos do livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” continuam bastante actuais. Segundo o autor, Dale Carnegie, o modo como abordamos outra pessoa influencia direc tamente no seu comportamento. O livro também oferece vários ensinamentos sobre relacionamentos interpessoais, que vão ajudar a melhorar a sua comunicação.
  • Comunicação Não-Violenta, de Marshall B. Rosenberg
    Este livro baseia-se em explicar e modificar as estratégias de abordagem que seriam violentas por formas mais generosas e amigáveis. Os ensinamentos de Marshall Rosenberg vão ajudar a resolver problemas através do respeito, da generosidade e da empatia, aperfeiçoando as relações pessoais e profissionais. Aqui não se procura impedir ou eliminar os conflitos, mas sim evitar que eles sejam baseados na violência.
  • Obrigado Pelo Feedback, de Douglas Stone e Sheila Heen
    Uma das principais formas de comunicação numa empresa ocorre no momento em que se realiza um feedback, seja semanal, mensal ou até mesmo anual. Hoje, o feedback deixou de ser apenas uma forma de avaliação das actividades, passando a ser uma troca de informações fundamental no relacionamento empresarial. Este livro explica por que para a maioria das pessoas ouvir e compreender o feedback não é muito receptivo, além da dificuldade que muitos possuem em oferecê-lo. Ao lê-lo aprende-se valiosos conselhos para sermos capazes de não deixar escapar nenhum feedback que seja necessário realizar e/ou nem aborrecer-se com algum comentário negativo.
  • Todos Falam, Poucos Comunicam, de John C. Maxwell
    Dentro de uma empresa, não há ter liderança sem comunicação. E quando falamos de liderança, pensamos no best seller de John Maxwell que já vendeu mais de 19 milhões em todo o mundo. Neste livro são apresentados alguns conceitos simples. Ter uma comunicação efectiva é fundamental para um líder dentro de uma organização. Ninguém quer ouvir uma pessoa falar sobre algo que não percebe, por isso um dos principais ensinamentos deste livro é justamente esse, tenha a certeza da mensagem que quer passar.
  • A Arte de Ler Mentes, Henrik Fexeus
    Seria realmente possível ler mentes? Isto pode parecer estranho e um pouco confuso, mas a verdade é que essa arte está presente nosso dia-a-dia. Neste livro são abordadas técnicas de comunicação não verbal e de linguagem corporal que podem ser utilizadas para estabelecer empatia, interagir e persuadir melhor as pessoas em seu redor.
  • Sorria, Você Trabalha Aqui!, de Analisa de Medeiros Brum
    A sua empresa possui funcionários desmotivados? Os resultados não são os esperados? Quando os colaboradores se encontram desmotivados a produtividade da empresa pode cair drasticamente. Trazer de volta a motivação é um trabalho que merece atenção e dedicação, principalmente, por parte dos lideres. A autora cita neste livro o endomarketing, uma estratégia utilizada para o público interno da empresa. Essa estratégia incentiva à comunicação interna e à transparência na relação entre a empresa e os seus colaboradores. Com uma comunicação clara, ocorre um aumento no envolvimento dos colaboradores com a empresa.
  • Segredos do Relacionamento, de John C. Maxwell
    Este livro reúne as melhores estratégias para melhorar a comunicação e alavancar os relacionamentos. Tudo o que fazemos é resultado do trabalho em equipa. Independentemente de ser um líder ou colaborador, estamos ligados a outras pessoas. Então, preciso perceber se “essa ligação terá sucesso?”.
    Um dos grandes ensinamentos desse livro é sobre a arte de aprender a ouvir. Além de ajudar as outras pessoas, é uma forma eficiente de se ajudar a si mesmo. Ser um bom ouvinte pode favorecer o desenvolvimento da criação de relacionamentos mais sólidos dentro da empresa.