Desemprego em Portugal sobe para 17,7% no primeiro trimestre

Desemprego em Portugal recua para 15,7%A estimativa do INE dá conta de mais de 950 mil desempregados em Portugal nos três primeiros meses de 2013.

Os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística revelam uma subida da taxa de desemprego da ordem dos 0.8 pontos percentuais no primeiro trimestre face ao período homólogo, num contexto de degradação progressiva do mercado de trabalho em Portugal.

A taxa de desemprego relativa ao primeiro trimestre fixou-se nos 17,7%, revelou o INE esta manhã, configurando um agravamento face aos 16,9% registados nos últimos três meses de 2012.

Face ao período homólogo, o agravamento foi de 2,8 pontos percentuais face à taxa registada no primeiro trimestre do ano passado, que, por sua vez, alcançou os 14,9%.

O número de desempregados alcançou os 952,2 mil no primeiro trimestre de 2013, arescenta o INE.

Relativamente ao grau de qualificação, o maior aumento do número de desempregados foi entre os dententores de formação superior, disparando 27,9% face ao período homólogo.

Já a taxa de desemprego jovem, referente a profissionais com idades compreendidas entre os 15 e 24 anos, alcançou os 42,1% no primeiro trimestre, quando há um ano acabou por fixar-se nos 36,2%.

Ler Mais