Gestão de Seniores e Envelhecimento Activo / Preparação para a Reforma – Prémios Human Resources 2021

Qual a empresa que tem a melhor política de optimização dos recursos mais seniores, utilizando e promovendo a partilha do seu know-how e experiência, assim como promovendo a actualização das suas competências e conhecimentos, assegurando igualmente uma transição gradual para a reforma, com aconselhamento e apoio?

 

Pitch dos finalistas


Grupo Ageas

No Grupo Ageas Portugal existe um plano para a gestão de seniores, envelhecimento ativo e preparação para a reforma. Todos os Colaboradores têm acesso ao apoio de uma Assistente Social para apoio nos mais diversos temas da sua vida profissional e pessoal e, em específico, nas simulações de reformas. Para além disso, aplica licenças com retribuição para Colaboradores com mais de 50 anos. Para estes, também, existe um programa de promoção da saúde e prevenção da doença com rastreios gratuitos do cancro colorretal.


CGD

A CGD tem como princípio basilar da sua gestão de Pessoas a potenciação dos seus recursos mais séniores, garantindo o seu envolvimento e partilha de conhecimento com os colegas (formadores internos), bem como um especial foco na transição para a reforma, com equipas especializadas que garantem o seu aconselhamento e apoio na análise e tomada de decisão relativa às várias questões associadas à preparação para uma nova fase das suas vidas.

A Caixa garante ainda que os seus colaboradores mantêm o acesso aos serviços de acompanhamento médico e social, após a sua passagem à situação de reforma, para além de programas que permitem a sua ligação à Caixa.


CTT

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Delta Cafés / Grupo Nabeiro 

Líder no seu segmento em Portugal comemora 60 anos de história. Presente em mais de 40 países, espalhados por cinco continentes, está estabelecido em Espanha, França, Luxemburgo, Angola, Brasil e China enquanto que, em outros países, o modelo de negócio baseia-se em parcerias com distribuidores locais. Com sede em Campo Maior, conta com mais de 3.800 colaboradores.

A Delta Cafés durante as várias décadas garantiu sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação, aposta numa forte rede comercial, acompanhando as necessidades dos seus consumidores, nas diferentes geografias, tendo como objetivo continuar a reforçar a liderança e abertura a novos mercados, pensando globalmente e agindo localmente. O Grupo concentra na Associação Coração Delta todas as suas acções de Responsabilidade Social que se desenvolvem nas comunidades onde a empresa está inserida.


EDP

Os colaboradores fazem parte da história das empresas e, por isso, a EDP apoia os seus colaboradores em todo o seu ciclo de vida (desde a sua entrada até à sua saída para a pré-reforma ou reforma).

A EDP sabe que esta fase de transição é desafiante e acredita que as empresas têm de ter um papel ativo na promoção de uma transição plena, que coloque o bem-estar destas pessoas no centro dessa experiência.

A EDP criou, assim, o Programa Planear a Reforma para acompanhar os colaboradores na preparação desta nova fase da sua vida. Este programa foca temas que são decisivos na forma como a EDP apoia as suas pessoas, no processo de pré reforma ou reforma, nomeadamente nas áreas de: gestão de finanças pessoais, exercício físico,  nutrição, gestão do stress e bem-estar e voluntariado.


Fidelidade

À data, ainda não foi enviada informação


Banco Montepio

Numa Instituição com 177 anos de história e em que a antiguidade média se situa entre os 21 a 25 anos, é especialmente importante mitigar os efeitos da mudança e manter o vínculo emocional das Pessoas no momento de transição para a Reforma.

Em 2020, possibilitámos a todos os Colaboradores que passaram à reforma:

  • A manutenção dos benefícios na Saúde, no Crédito com condições especiais, e nos Apoios sociais;
  • Atribuição do portátil e opção de utilização da viatura de serviço;
  • Serviço de Outplacement para apoiar na aceleração de projetos profissionais ou pessoais.

Além disso, a Associação de Reformados do Montepio mantém a ligação com os Reformados através da dinamização de convívios (reuniões, almoços, passeios e atividades desportivas e recreativas), ações de voluntariado e apoio social.


SCML

Na Santa Casa a intergeracionalidade é um dos valores transversais à Instituição, tanto ao nível da atuação social como da gestão da Equipa. Valorizam-se os colaboradores e os candidatos a colaboradores pela experiência e know how enquanto quadros seniores, privilegiando o contacto com os mais juniores que podem ter visões inovadoras. Entende-se esta partilha como saudável e enriquecedora, permitindo a preparação sustentável do futuro, com passagem de conhecimentos essenciais.

Na preparação para a reforma há um acompanhamento das pessoas e a relação com o colaborador é mantida para além dessa fase. Todos os reformados da Santa Casa continuam identificados como parte da equipa e continuam a usufruir dos espaços e dos benefícios para colaboradores, havendo mesmo apoios direcionados para esta população.

 

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