Negoceie como um agente dos serviços secretos
Mais especificamente, dos serviços secretos norte-americanos. Um artigo da revista Fast Company mostra-lhe como consegui-lo em cinco passos.
Tendo como base as sugestões de Chris Voss, antigo negociador de reféns do FBI, a revista Fast Company mostra num artigo como pode aproveitar o know-how dos serviços secretos norte-americanos para as suas negociações no dia-a-dia. E tudo tem a ver com saber interpretar as emoções alheias.
Os cinco passos são, detalha a Fast Company, os seguintes – apesar de a maior parte saltar directamente para o quarto passo, realça o especialista, um erro:
«1 – Ouça activamente: Ouça o seu interlocutor – e assegure-se de que ele sabe que está a ouvi-lo»
«2 – Crie empatia: Perceba de onde é que vem», qual é o percurso do interlocutor.
«3 – Crie uma ligação: Quando retribuir o sentimento de empatia – e de confiança»
«4 – Influência: Depois de estabelecerem uma relação de confiança, poderão começar a trabalhar em conjunto para resolverem o problema juntos.»
«5 – Mudança de comportamento: Agir.»