Diversidade e Inclusão – Prémios Human Resources 2022

Qual a empresa com melhores práticas de Diversidade, incluindo Igualdade do Género, Gestão Multicultural e Inclusão, numa cuidada e assertiva gestão multicultural, entre colaboradores de diferentes grupos etários, experiências, nacionalidades, credos, raças, objetivos, assegurando que todos gozam das mesmas oportunidades e desafios? 

 

Pitch dos finalistas

 

Accenture

Reconhecida como uma das marcas mais valiosas do mundo, a Accenture é líder global em Digital, Cloud e Security, combinando uma vasta experiência com a especialização em mais de 40 indústrias. Através dos nossos Centros de Excelência e Tecnologias Avançadas, entrega soluções inovadoras a clientes nacionais e internacionais.

Presente em Portugal há mais de 30 anos, conta com mais de 4.000 colaboradores, de 57 nacionalidades, sendo uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo.

Consciente da sua responsabilidade para garantir um futuro mais sustentável e inclusivo, a Accenture procura sempre alinhar a estratégia de valor 360º com a sustentabilidade empresarial. É uma empresa escola e um dos maiores recrutadores a nível nacional, não esquecendo aqueles que são mais vulneráveis na sociedade. Assume também o compromisso de até 2025, ser uma empresa com zero emissões, zero resíduos e consumo eficiente e também atingir a paridade de género na sua força de trabalho.

 

CGD

Os princípios da igualdade e da não discriminação são vetores estruturantes da sociedade. São também cada vez mais relevantes na criação de valor de uma organização empresarial, como realização de um compromisso civilizacional e também como elemento de crescimento, eficiência, rendibilidade e sustentabilidade nas empresas. A Caixa reconhece que a igualdade de oportunidades em toda a estrutura da empresa representa uma evolução significativa para a sua atividade e um importante contributo para o cumprimento de compromissos assumidos pela Instituição, designadamente de respeito pelos Direitos Humanos e prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A efetiva concretização desta política encontra-se refletida no Plano de Igualdade da CGD, revisto anualmente e que conta com cerca de 128 iniciativas (119 já em curso e 9 novas para implementação em 2022) abrangendo, entre outras, a inclusão e diversidade, a igualdade de oportunidades em diversos âmbitos (integração, progressão de carreira, formação e desenvolvimento, remuneração,…), a proteção na parentalidade, reinserção profissional e conciliação da vida profissional com a familiar.

O compromisso da CGD é o de manter estas 128 iniciativas, avaliando anualmente o índice de maturidade da organização no âmbito da Igualdade de Oportunidades e definindo as áreas de melhoria necessárias a implementar.

 

EDP

A EDP encara a diversidade e a inclusão como elementos imprescindíveis para a inovação, promovendo a atração e retenção de mulheres (30% a nível global e em cargos de liderança) e pessoas com deficiência (2% da população global), metas até 2025. Com quatro eixos de intervenção – Igualdade de Género, Inclusão de Pessoas com Deficiência, Gerações e Nacionalidades e Culturas – em 2021, para além da atualização da sua Política de D&I para reforçar a importância da equidade e sentimento de pertença, a EDP tornou o seu processo de recrutamento e seleção mais inclusivo, lançou um Censos global para conhecer a sua diversidade e perceções de inclusão, bem como um projeto de Equidade Salarial para consolidar as práticas internas de garantia da mesma.

 

Galp

Na Galp a Diversidade e Inclusão (D&I) tem que ser trabalhada e demostrada no dia-à-dia e incorporada na nossa cultura, alinhada com um modelo de responsabilidade progressiva top-down, alargado a todos na organização.

Nesta jornada, e considerando a amplitude de conceitos inerentes à D&I (género, idade, etnicidade, diferentes capacidades fisicas ou cognitivas, raça, língua, entre muitas outras) temos vindo a trabalhar num plano global que integra diferentes dimensões que vão desde o compliance – (políticas e compromissos); organização e talento, recrutamento, ampliação dos contextos de desenvolvimento interno e externo ou estratégia de compensação. É desta forma que esperamos contribuir, apostando igualmente na inovação e eliminação de gaps de carácter social, desenvolvendo um ambiente de trabalho seguro e diverso, sendo este um dos motores da nossa mudança cultural.

 

MC / Continente

A estratégia de Diversidade e Inclusão It´s an old recipe with a new flavour, desenrola-se em 5 dimensões de diversidade: Género, Incapacidades, Gerações, Nacionalidades e etnias e LGBTQIA+. Ao longo destes 2 anos definimos uma visão e propósito comum e concretizámos muitos projetos. Definimos target de 40% mulheres em cargos de liderança em 2023 e estamos cada vez mais perto deste milestone (38,8%); implementámos projeto interno Contra a violência doméstica; melhorámos processos e procedimentos internos; implementámos formação em preconceitos inconscientes para os mais de 34 mil colaboradores, para criar uma linguagem comum e em recrutamento inclusivo para lideranças e equipas People; reforçámos parcerias institucionais nacionais e internacionais e desenhámos um novo modelo de integração. Hoje somos uma empresa mais preparada para a inclusão em todas as dimensões. Continuaremos a apostar numa abordagem interseccional focada na promoção da singularidade e na valorização individual das competências de todas as nossas pessoas.

 

NOS

Na NOS, acreditamos que um ambiente de trabalho baseado na inclusão e na igualdade permite potenciar o talento e a realização dos nossos colaboradores. A diversidade contribui para o crescimento da organização e torna-nos mais fortes, unidos e inovadores na descoberta de soluções. Temos, então, feito um caminho de aceleração muito relevante no que toca a promoção da Diversidade e Inclusão, quer no que diz respeito a iniciativas de divulgação e sensibilização das nossas pessoas, como também de capacitação das nossas lideranças para a gestão de equipas mais diversas. Ações como a criação da Declaração de Compromisso para a Diversidade e Inclusão, a parceria com a Portuguese Women in Tech ou, ainda, a participação no projeto “Engenheiras Por Um Dia” fazem parte do percurso da NOS neste âmbito, considerada no “Bloomberg Gender-Equality Index” pela primeira vez este ano.

 

Randstad

Nunca como hoje se falou tanto da importância que as pessoas têm nas organizações. É a componente humana que faz verdadeiramente a diferença e que permite elevar a presença de uma marca a um outro nível. Na Randstad trabalhamos diariamente para que o valor da nossa marca seja reconhecido por todos colocando sempre um toque humano em tudo aquilo que fazemos. O que é certo é que nunca deixámos que o employer branding ficasse de quarentena! Apostamos na proximidade com os nossos clientes com eventos virtuais mas também presenciais, reformamos ainda mais a ligação com os nossos candidatos através do nosso podcast e continuamos a dar voz às nossas pessoas nos nossos canais digitais porque sabemos que eles são os verdadeiros embaixadores da nossa marca. E assim conseguimos mostrar que #estamosaqui e o que significa verdadeiramente ser Randstad.

 

Santander

Do compromisso ao objetivo de sermos um Banco cada vez mais Diverso e Inclusivo.

No Santander apoiamos a igualdade, a diversidade e a inclusão das nossas equipas. Definimos como objetivo para 2024 ter 2% de colaboradores com incapacidade, meta que já alcançámos em 2021. Um caminho que começou em 2010, quando integrámos a 1ª pessoa com Síndrome de Down e, desde então, temos admitido diferentes pessoas com deficiência, através de parcerias com a Associação Salvador, a de Asperger e o Inclusive Community Forum com a NOVA SBE (ICF).

Na Igualdade de Género, em 2021 as mulheres representaram 47% dos colaboradores e ocuparam 36% dos cargos diretivos. E continuamos a desenvolver várias iniciativas. No Dia Internacional da Mulher 2022 lançámos em Portugal a Santander Women Network, um grupo que nos ajudará a promover e partilhar os nossos objetivos para a igualdade e diversidade.

 

 

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