Mafalda Samwell Diniz, Maleo: «Queremos trazer a cultura urbana para o ambiente corporativo».

A artista Vanessa Teodoro junta-se à Maleo para recriar o conceito de cultura urbana conduzindo-a até ao ambiente dos escritórios dos centros da marca. O mural, que está exposto no sétimo piso do edifíciodo Centro Maleo da Mouzinho da Silveira, junto ao Marquês de Pombal, «convida todos os visitantes à interação com a obra final, num momento descontraído de lazer e networking», refere em entrevista  Mafalda Samwell Diniz, head of Marketing & Communication da Maleo.

Por Sandra M. Pinto

 

Com base um conceito diferenciador e estimulante, esta iniciativa inédita «visa dar um boost criativo de cultura urbana dentro das portas do Centro Maleo», afirma Mafalda Samwell Diniz.

Quando surgiram os Centros Maleo?
A Maleo nasce em Março de 2019, quando um grupo de investidores – sob a liderança da Ashira Capital, sociedade gestora que opera nas áreas do imobiliário, turismo, saúde, educação e tecnologia – fechou um acordo com a Goldenhub, empresa que em 2015 lançou um projecto de “serviced offices”, primeiro na Av. da Liberdade, dois anos mais tarde no Saldanha.
Na sequência, seguiu-se uma reestruturação e redimensionamento de toda a operação, que começou com um novo posicionamento do negócio, de forma a responder às necessidades do mercado de “serviced offices” de Lisboa. Refira-se que esta é uma cidade com quase cinco milhões de m2 de escritórios, embora este modelo inovador ainda não represente sequer 1%.

Qual a sua filosofia?
Desde já, é fundamental salientar que a Maleo não fornece espaços de coworking. Apresentamos um conceito inovador de espaços de escritório, com todos os serviços integrados para negócios de qualquer dimensão, independentemente das suas necessidades. Estamos perfeitamente cientes de que cada empresa tem a sua particularidade, missão e cultura. Neste sentido, a nossa filosofia e o que melhor nos distingue no mercado português é a capacidade da Maleo inovar, antecipar e compreender os clientes. Não é por acaso que o nosso claim é “Works for You”. Com isto, queremos transmitir uma dupla perspectiva, que resume, ao mesmo tempo, os benefícios e a forma de trabalharmos. No sentido de que “funciona” para si, como um perfect match, e que “trabalha” para si, mais especificamente, para o cliente.

Em que valores assentam e qual o seu objectivo?
Somos atentos e atenciosos. Se por um lado, estamos atentos e na vanguarda, desde logo, das tendências dos negócios, por outro, somos anfitriões natos. Antecipamos necessidades e estamos à altura das exigências específicas de cada cliente. Pugnamos por sermos verdadeiros anfitriões, e somos cada vez mais procurados por organizações que querem personalizar a sua ocupação, mais do que, simplesmente, ocupar um escritório igual a tantos outros. Na Maleo, o escritório transforma-se e adapta-se a cada cliente.

Que tipos de serviços disponibilizam?
Na Maleo todas as empresas recebem tratamento VIP. Aquilo a que chamamos full-serviced office: uma oferta completa de serviços integrados e com total flexibilidade, que se ajustam às realidades e necessidades específicas de cada negócio, em total segurança e conforto, 24 horas por dia, sete dias por semana. Para tal, construímos soluções à medida, pensadas especificamente para cada cliente, onde criamos a atmosfera adequada para que os seus colaboradores desenvolvam um sentimento de pertença, salutar para a dinâmica organizacional. Queremos, com isso, libertar as empresas que nos procuram de quaisquer problemas com a normal gestão de um escritório, os quais ficam a cargo da equipa Maleo, com garantia de resolução num curto espaço de tempo, fruto de máquina bem oleada, com uma organização que garante que tudo o que o negócio do cliente precisa está sempre disponível, a 100%.

Apenas a empresas ou profissionais independentes também podem aceder aos Centros Maleo?
A procura é variável e vai desde a empresa que procura um primeiro escritório permanente para estruturas de menor dimensão, até ao cliente corporate com mais de 50 ocupantes. Mas, e embora não seja o nosso core, também acolhemos profissionais que necessitem de um local para realizar reuniões com clientes, por exemplo.
Independentemente da dimensão e conjuntura, garantimos sempre o mesmo nível de serviço, do projecto de arquitetura à construção, manutenção, e limpeza dos espaços de escritório. Inclusivamente, a escolha de mobiliário, serviços de telecomunicações e catering, bem como no apoio prestado às equipas.
Posso referir que Maleo acolhe empresas que ocupam andares inteiros, que estão customizados e incluem com todos os serviços (apoio de equipa de receção, amenities, acesso a salas de reunião, espaços de lazer, copa, etc.), com total privacidade e um serviço de excelência. Isto, além da resolução dos problemas do dia-a-dia de um escritório.

Apresentam agora uma parceria com a Vanessa Teodoro. Como surgiu ela?
O trabalho da Vanessa Teodoro é um match perfeito com a nossa marca Maleo. A linguagem estética, clean e geométrica, a dualidade branco/preto, e a frescura e originalidade da arte da Vanessa casam na perfeição com o branding da nossa marca. Mas a sintonia vai além do resultado final. A Vanessa Teodoro é uma artista multidisciplinar, que, tal como a Maleo, abraça vários projectos em simultâneo. E tem raízes internacionais, é bilingue, e uma profissional acessível e simpática. É a representação perfeita da marca e da equipa Maleo!

Em que consiste e qual a sua finalidade?
Sabíamos que queríamos incluir arte nos nossos centros e apoiar uma artista nacional numa altura tão difícil para o sector da cultura fez-nos ainda mais sentido. A varanda do centro Mouzinho da Silveira seria a tela perfeita. Mas, devido às restrições decorrentes da pandemia, tivemos de esperar alguns meses para poder fazer acontecer. Agora, além da vista, podemos presentear os nossos visitantes, clientes e equipa com um mural assinado por uma artista nacional.
E com uma particularidade engraçada, enquanto bebem o seu café ou tomam o pequeno-almoço, podem divertir-se a procurar as letras Maleo na sopa de letras criada pela Vanessa.

Onde pode ser vista?
O mural da Vanessa pode ser visto no nosso lounge, no sétimo piso do Centro Maleo da Mouzinho da Silveira, junto ao Marquês de Pombal.

Até que ponto este género de parcerias são importantes para a Maleo?
Desde logo, pela capacidade de nos associarmos a uma artista como a Vanessa Teodoro, com a qual nos revemos, pela sua forma de estar, pela sua maleabilidade positiva e criativa enquanto artista, por ser capaz de se adaptar e ser flexível aos desafios que se levantam. Mas também porque somos muito mais que um espaço de escritórios. Somos uma estrutura que acolhe quem nos visita, que se diferencia e surpreende.
Estas parcerias demonstram-no.
Do ponto de vista do nosso modelo de negócio, posiciona-nos em áreas nas quais, a priori, não teríamos tanto reconhecimento. E cria uma narrativa que efetiva uma forma de estar da Maleo, fora do contexto que se espera dos tradicionais espaços de escritórios, ao encontro das pessoas que fazem parte das “nossas” empresas, cientes que o bem-estar faz-se de muitos pequenos grandes detalhes.
A Vanessa não será exemplo único. Os próximos tempos, assim a situação em que vivemos o permita, assistirão a mais momentos entusiasmantes. Mas, claro, e porque queremos surpreender, para já estão no segredo dos deuses.

De que forma estão a viver este chamado regresso à normalidade?
Nunca é bom passarmos por algo tão dramático como o que todos estamos ainda a viver. Mas esta oportunidade motivou-nos e deu-nos ainda mais vontade de implementar um projecto que sabemos ser de vanguarda no nosso país – e o mercado tem essa percepção. Logo depois do Verão de 2021 apresentámos soluções e adaptámos os espaços para os novos modelos de trabalho, o que permitiu o regresso dos colaboradores, à medida das necessidades de quem nos procurou para desenvolver uma solução flexível e ao encontro da sua visão. Assim, as empresas podem manter integralmente as suas equipas, ainda que nem sempre as tenham presencialmente e em simultâneo no escritório. Não nos cingimos a um modelo único e inamovível, somos capazes de responder às circunstâncias e aos apelos dos nossos clientes e potenciais clientes.

Ler Mais