Best Workplaces, Hilti: «Uma cultura orientada para o sucesso»
1º Lugar – 101-200 Colaboradores
A Hilti é uma pequena empresa familiar, fundada em 1941 quando o engenheiro Martin Hilti e o seu irmão Eugen Hilti, montaram uma oficina mecânica em Schaan, no Liechtenstein.
O fundador Martin Hilti considerou que «é meu dever criar um ambiente empresarial em que cada uma das pessoas desenvolve a orientação para o sucesso e compromete-se com esse objectivo, ao mesmo tempo que se diverte a trabalhar». Esta filosofia foi sempre nuclear à estratégia e âncora da cultura da Hilti, centrada nas pessoas e orientada para os resultados. Actualmente, a empresa tem mais de 33 mil colaboradores presentes em mais de 120 países, mas a proximidade da família Hilti e o envolvimento no negócio, combinados com os recursos de uma grande multinacional, permeiam e marcam a cultura da empresa.
A Hilti Portugal foi fundada a 2 de Janeiro de 1992 e emprega actualmente cerca de 135 colaboradores por todo o território nacional, com sede no centro empresarial da Lionesa, em Leça do Balio. Na Hilti, trabalha-se o envolvimento das pessoas a vários níveis e através de um exercício de escuta pormenorizado com muitas fases. É no “como” que a empresa afirma diferenciar-se.
Para além do inquérito do Great Place to Work, a Hilti realiza o seu Global Employee Opinion Survey, através do qual todos os colaboradores são ouvidos e partilham feedback anual sobre as principais dimensões relacionadas com a experiência do colaborador. Os resultados do inquérito são uma prioridade para a organização e para a tomada de decisões.
Este artigo faz parte do Tema de Capa publicado na edição de Março (n.º 159) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.