Espírito de Equipa e Engagement – Prémios Human Resources 2024

Qual a empresa com melhor espírito de equipa e colaboração, evidenciando envolvimento e compromisso?

 

Pitch dos finalistas

 

Delta Cafés

Somos uma empresa onde é fácil ouvir a expressão “aqui todos aprendem e todos ensinam” e onde contamos com a sua aplicação da expressão da forma mais autêntica. Sabemos respeitar a história de cada um, mas há também uma grande recetividade à partilha da nossa experiência, da nossa visão, a todos os níveis da Organização. Porque, apesar da estrutura que nos gere, temos uma voz própria e única que é ouvida por todos e ecoa. Esta é a nossa equipa. 

Doutor Finanças

Os nossos 230 Doutores são a peça central do Doutor Finanças, contribuindo com o seu conhecimento e criatividade para melhorar o bem-estar financeiro de quem nos procura.

No Doutor Finanças, as nossas pessoas têm a segurança e a liberdade para serem o que quiserem, crescer com o erro e desenvolver as suas competências, mostrando toda a sua autenticidade. Afinal, “aqui tu podes”.

Acreditamos que juntos somos mais fortes. Por isso, com o mote “Better Together”, desenvolvemos iniciativas para juntar as nossas pessoas. Além dos habituais teambuildings, criamos momentos que promovem a partilha entre líderes e colaboradores – como o “Food for thought” e o “Ask the CEO”-, que incentivam a interação entre várias áreas e acrescentem valor aos colaboradores – como o “Coffee Break” e a celebração de efemérides.

Para conseguirmos melhorar a experiência dos nossos colaboradores, auscultamos os nossos Doutores. Num momento one-to-one, recebemos o seu feedback, ouvimos as suas necessidades e percebermos as suas ambições. E claro, atuamos sobre essa informação.

As nossas políticas de gestão de pessoas são regularmente reconhecidas por entidades independentes e já nos valeram a distinção de Great Place to Work. 

Fidelidade

Na Fidelidade, temos vindo a percorrer um caminho de transformação na Gestão de Pessoas. Apostamos em temas essenciais, como lideranças, desenvolvimento, carreiras e flexibilidade, ligadas a uma visão holística das nossas Pessoas e da sua importância para o Grupo e para o negócio e clientes. Partilhamos o ADN Fidelidade, que nos desafia a irmos sempre além do esperado e nos adaptarmos a realidades cada vez mais desafiantes, num mundo em constante mudança.

Vamos continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade, envolvendo as nossas Pessoas em ações de responsabilidade social, apostando na formação e reconhecendo o mérito para que, no fim deste caminho, possamos afirmar que nos tornámos na “Fidelidade que queremos ser”. 

Hovione

As descobertas científicas podem acontecer num único momento, mas são quase sempre o resultado de meses, ou mesmo anos de trabalho. E mesmo podendo ser o resultado da inspiração individual, é importante sentir que são o resultado do trabalho de uma equipa. Porque “se estamos nos ombros de gigantes”, como disse Isaac Newton, é muito mais fácil quando temos outras pessoas a darem-nos a mão e a apoiarem-nos. O talento individual de cada um dos membros das nossas equipas é ampliado pela força do coletivo que afina e melhora as ideias em função de um objetivo comum. E no caso da Hovione esse objetivo é salvar e melhorar vidas, um estímulo adicional. O método científico é a força motriz da Hovione. É a nossa cultura e língua franca. Participar e estar envolvido é o compromisso que nos liga, define e projeta. É o que nos diferencia e torna nesta equipa única. 

IKEA

Acreditamos que trabalhar na IKEA é muito mais do que um emprego. Somos pessoas motivadas e orgulhosas de fazer parte de uma cultura única, que permite reter e potenciar talento, e ter um impacto concreto na sociedade. E é este contexto de liberdade individual, criatividade, colaboração e entreajuda, que queremos ter todos os nossos colaboradores.

Por isso, a par deste espírito de equipa assente nos nosso valores, temos um pacote de benefícios forte e transversal, com um salário mínimo de entrada de 1.000€ (mais subsídio de alimentação), e benefícios relevantes e diferenciadores como o “Passa mais tempo com o teu bebé”, que dá a oportunidade a mães e pais de passarem até mais 2 meses com o seu filho, para além do período assegurado pela Segurança Social, a ajuda de nascimento, o seguro de vida e saúde, ou refeições a preços muito acessíveis. 

L’Oréal

A L’Oréal são as pessoas. E se a expressão até pode parecer “cliché”, quando damos voz aos colaboradores e recolhemos o seu feedback, os resultados são reveladores e enchem-nos a todos de orgulho. A L’Oréal em Portugal distingue-se pelo espírito de equipa inigualável e pelo compromisso de todos, todos os dias, com uma empresa onde as pessoas estão – e são – o centro e revelam níveis de Engagement, Empowerment e Entrepreneurship entre os 75% e 85%. Somos uma referência pela forma como capitalizamos uma cultura de valorização do coletivo vs o individual e quando comparados com a norma local, distinguimo-nos positivamente. Desenvolvemos uma política de Employee Engagement com múltiplas iniciativas que promovem a motivação, engagement, espírito de equipa e orgulho dos colaboradores.

PHC Software

Na PHC acreditamos que as melhores práticas de gestão promovem o bem-estar e de criação de valor, nas organizações e na sociedade. E compreendemos que cada decisão da nossa empresa impacta vidas: a dos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

Guiados por uma liderança inspiradora e atenta, procuramos impactar da melhor forma possível os nossos 35 mil clientes, através do nosso software. E produzimos conteúdos e promovemos eventos que acreditamos que apoiam a aceleração dos negócios e a transição digital das empresas.

Cientes do impacto emocional que o trabalho tem nas nossas vidas. Seja pela experiência de onboarding, pelos benefícios personalizados e flexíveis, pelas condições das instalações, pela cultura vivida diariamente.

E continuaremos a trabalhar todos os dias para construir a melhor experiência de trabalho em Portugal, na PHC, lado a lado com as nossas pessoas. 

Siemens

A Siemens, uma empresa há quase 120 anos em Portugal, não é alheia à mudança e sempre reconheceu o quão importante era ter as suas pessoas informadas e envolvidas nos processos mais relevantes para a organização, de forma a promover o espírito de equipa e a manter o engagement dos seus mais de 3.900 colaboradores. Que estão, recorde-se, espalhados por diferentes geografias ou a trabalhar remotamente. Para atingir esse objetivo, a empresa implementou uma série de iniciativas que permitem manter uma comunicação bidirecional e garantir o envolvimento de todos: das townhalls meetings, cuja adesão tem sido elevada, aos inquéritos diversos feitos às pessoas, passando ainda pelos mecanismos constantes de troca de feedback dentro e entre equipas. A empresa aposta também numa plataforma, em que é possível reconhecer e recompensar colaboradores ou colegas por projetos bem-sucedidos, aumentando a sua satisfação e motivação.

 

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