Mobilidade Interna – Prémios Human Resources 2024
Qual a empresa que tem as melhores políticas e práticas para a Mobilidade na carreira dos seus colaboradores, promovendo a transição entre funções, experiências e localização de posto de trabalho?
Pitch dos finalistas
EDP
A mobilidade representa uma das principais prioridades da EDP, constituindo umas das ferramentas mais impactantes no desenvolvimento dos seus colaboradores. Nesse sentido, foi promovida no último ano uma nova experiência global de mobilidade interna no grupo EDP, após a revisão da sua política para fomentar a importância do mercado interno de oportunidades de mobilidade existentes, fundamental para atrair e manter profissionais. O lançamento desta nova experiência teve como resultado mais de 775 mobilidades em todo o mundo, incluindo mobilidades definitivas, temporárias e de projeto, contribuindo assim para uma maior colaboração no grupo, para o desenvolvimento dos colaboradores e para atingir objetivos organizacionais.
Hovione
A oportunidade de escolher, mudar e experimentar projetos, equipas e até a vida em países ou continentes diferentes — sempre dentro da Hovione —, é uma oportunidade extraordinária. Somos 56 nacionalidades, em quatro países e três continentes, focados em melhorar e salvar vidas. A polinização do talento pede estímulos diversos. A realização pessoal e profissional dos nossos colaboradores exige respostas que se destaquem pela flexibilidade, competitividade e riqueza das experiências. A mobilidade interna é um elemento que diferencia e valoriza a Hovione num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Poder mudar sem verdadeiramente mudar, poder experimentar sem realmente arriscar são características que os profissionais procuram cada vez mais — de certa forma, não acreditamos no “one size fits all” e preferimos construir carreiras à medida.
Jerónimo Martins
https://www.jeronimomartins.com/en/
L’Oréal
Na L’Oréal promovemos a mobilidade de carreira interna e externamente. Desde uma anterior Diretora de Recursos Humanos que se desloca para Paris, para partilhar expertise num projeto altamente estratégico para o Grupo, a um estagiário que parte para Itália num programa Internacional de Estágios, que será certamente uma viagem de desenvolvimento, exportamos talento português – temos cerca de 30 pessoas pelo mundo – e temos políticas que respondem a esta ambição. E se o fazemos além-fronteiras, também não existem limites na mobilidade interna, entre funções, níveis hierárquicos, géneros e ambições. Principalmente agora que somos Portugal Espanha abriram-se portas para novas opções de carreira e desafios diversificados.
Lusíadas Saúde
Na Lusíadas Saúde valorizamos o talento e a ambição de cada um dos nossos profissionais.
A nossa missão é criar um ambiente onde o talento floresça e a mobilidade interna seja incentivada e valorizada.
Ao proporcionar oportunidades de crescimento e desenvolvimento dentro da nossa organização, estamos a construir um futuro onde cada uma das nossas Pessoas pode alcançar o seu pleno potencial, com claros benefícios para as Pessoas, a Empresa e as comunidades em que estamos inseridos.
Apostamos numa cultura de mobilidade e crescimento contínuo para juntos podermos construir o futuro da saúde em Portugal.
MC / Sonae
A mobilidade interna é um dos pilares fundamentais na estratégica de gestão de talentos na MC.
Acreditamos que proporcionar aos nossos colaboradores a oportunidade de explorar novas áreas de interesse, adquirir novas competências, e assumir novos desafios é uma proposta de valor que queremos muito manter. Esta abordagem não só contribui para o desenvolvimento individual de cada colaborador, mas também fortalece a nossa equipa como um todo, aumentando a diversidade de pensamento e a capacidade de inovação.
O nosso compromisso com a mobilidade interna é muito transparente e comunicado de forma diária. Desenvolvemos um programa específico para endereçar este tema – “Damos asas ao talento”. Este programa tem como principal objetivo apoiar e incentivar todos os nossos colaboradores no processo de mobilidade interna, para que todos se possam sentir confortáveis e acompanhados ao longo deste percurso. Incentivamos as nossas pessoas a explorar novas áreas e a assumir novos desafios, temos uma grande variedade de funções o que nos permite proporcionar aos nossos colaboradores diferentes oportunidades internas. O facto de termos um mercado interno tão forte permite que a nossa proposta de valor seja muito focada na possibilidade dos nossos colaboradores terem acesso a diferentes experiências. No último ano tivemos um aumento significativo de mobilidade interna (cerca de 15%) e consequente diminuição do recrutamento externo, porque na verdade é muito importante para nós que os nossos colaboradores tenham a ambição de quererem fazer coisas diferentes e nós temos todas as condições para proporcionar essas oportunidades internamente.
A mobilidade interna na MC, é um compromisso com o desenvolvimento profissional e pessoal de cada colaborador, impulsionando o melhor de cada um!
McDonald’s
A distinção pela Human Resources como finalista do prémio ‘Mobilidade Interna, que premeia as empresas que têm as melhores políticas e práticas para a Mobilidade na carreira dos seus colaboradores, promovendo a transição entre funções, experiências e localização de posto de trabalho, é um enorme orgulho para a McDonald’s e uma motivação para continuarmos a fazer mais e melhor pelas nossas pessoas.
As boas políticas da McDonald’s são o reflexo de um caminho que tem sido percorrido há mais de 30 anos em Portugal. Ao longo destes mais de 30 anos, desenvolvemos talentos e formamos líderes que crescem com a marca em todas as vertentes. Valorizamos as competências de cada pessoa e promovemos a forte aposta no seu desenvolvimento contínuo – pessoal e profissional. E o investimento na profissionalização da gestão de talento tem sido um fator determinante, não só para conhecermos melhor o talento interno, como para acelerarmos o desenvolvimento desse talento e assim conseguirmos estar cada vez mais bem preparados para o ambicioso plano de expansão da marca em Portugal.
Também as oportunidades de carreira na McDonald’s são uma realidade: mais de 90% dos gerentes dos restaurantes McDonald’s começaram a sua carreira como operadores e cerca de 50% dos colaboradores da Sede da McDonald’s em Portugal iniciaram a sua carreira nos restaurantes, e ocupam hoje lugares de destaque em várias áreas da empresa, quer em Portugal quer noutros países, em funções globais.
Continuaremos a investir no crescimento e no bem-estar da nossa equipa, para que juntos possamos continuar a oferecer a todos uma experiência única, que só na McDonald’s podem encontrar.
Microsoft
Procuramos promover um local de trabalho onde os colaboradores possam tirar partido do seu espaço de trabalho e da marca Microsoft para perseguir as suas paixões, cumprir o seu propósito, e empoderar outros. O desenvolvimento das pessoas é core à nossa missão e a âncora da nossa cultura. O plano de desenvolvimento do colaborador é traçado tendo em vista a sua evolução e desenvolvimento a longo prazo. Promovemos Discover Days, Career Fairs e outras iniciativas internas que dão visibilidade sobre as diferentes funções disponíveis na Microsoft, e os colaboradores têm acompanhamento constante com mentores e managers para avaliar oportunidades de progressão na carreira e promoção do crescimento contínuo.