Fast forward: o futuro do trabalho
Não é original. É, aliás, o tema de muitos relatórios de fim/ início de ano de prestigiadas consultoras. Os estudos multiplicam-se, mas as dúvidas persistem. Ainda assim, é “o” tema. Aquilo que importa e urge discutir. Porque, ainda que as certezas sejam poucas, uma coisa parece certa: dificilmente estamos (bem) preparados. Assim, o “Futuro do Trabalho” vai ser o mote para a 29.ª edição da Conferência Human Resources, que já tem data marcada para 20 de Março, no Museu do Oriente, em Lisboa.
Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho
Ainda não acabámos 2024, mas o foco já está em 2025. E não só… Está naquilo que se avizinha para o mundo do trabalho. Porque os desafios que se perspectivam são muitos. As empresas já raramente planeiam a quatro/ cinco anos – ou, pelo menos, também têm de ter planos a um ano. Ou menos. A mudança é cada vez mais acelerada e com variáveis novas e (mais) imprevisíveis. É o caso da inteligência artificial. Entre outras.
São muitos os temas – e os desafios – que cabem sob este chapéu maior do “Futuro do Trabalho”. Propomo-nos fazer fast forward, mas o objectivo não é fazer futurologia, não é adivinhar o futuro. Dificilmente alguém se atreverá. Mas é olhar para o presente, perceber onde estamos e como estamos, e o que se perspectiva. Empresas e profissionais, estão preparados para os novos desafios? Que desafios são esses? São mesmo novos, ou temos é de começar a dar respostas diferentes? Vimos na última edição da Conferência Human Resources que as alterações que se estão a verificar na sociedade são muitas, e com impactos já visíveis nas empresas. Mas o que está a ser feito? Se alguma coisa… É o que vamos tentar perceber.
O almoço do Conselho Editorial realizou-se no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, contando com a presença de: Ana Gama Marques (MEO | Altice); António Henriques (Grupo CH); Joana Pita Negrão (Dils); Marco Serrão (Galp); Maria João Martins (My Change); Pedro Fontes Falcão (Iscte Executive Education); Pedro Rocha e Silva (LHH | DBM); Susana Silva (El Corte Inglés) e Vanda Jesus (iCapital).
Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 168, de Dezembro de 2024