
Estão os negócios preparados para a transformação digital?
O Estudo de Transformação Digital conduzido pela IFS revela que os decisores em mais de 20 países vêm necessidade em introduzir esta transformação, que tecnologias irão conduzi-la e quem domina esta área dentro da empresa
De acordo com um inquérito levado a cabo junto de aproximadamente 500 decisores de empresas de sectores como a Manufactura, Construção, Retalho, Gás e Petróleo, Automóvel, Energia e Utilities, e outras indústrias, 86% dos inquiridos pensam que a transformação digital irá desempenhar um papel central no seu mercado mas 40% admitem a inexistência de uma estratégia específica.
As responsabilidades para a transformação digital não são claras
Quando questionados dentro da empresa sobre quem é responsável pelo processo de transformação digital os inquiridos nomeiam o CIO (40%), o CEO (39%) e o CFO (35%), enquanto o CTO (20%) e o CMO (6%) não são considerados como influentes neste aspecto.
Quando os líderes organizacionais (CXO) respondem sobre quem lidera a transformação digital assumem, em certo ponto, que são eles próprios. 53% dos CEO’s consideram-se responsáveis. Os números correspondentes aos CFOs e CIOs são de 69% e 63%, respectivamente.
Alta prioridade mas não há estratégia
86% dos inquiridos afirmam que a transformação digital irá desempenhar um papel central no seu mercado nos próximos cinco anos e 76% afirmam necessitar de mais informação acerca deste tema. Contudo, muitas empresas não abordaram a questão da implementação de estratégias: 40% dos inquiridos responderam que não têm uma estratégia clara para este tema.