
Alunas portuguesas inventam detector de bebidas adulteradas e vencem competição europeia de empreendedorismo
Cinco estudantes do 12.º ano do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, representaram Portugal no principal festival de empreendedorismo da Europa, num evento realizado em Atenas, capital da Grécia, entre os dias 1 e 3 de Julho, com o Cindy, um produto destinado a proteger jovens e adultos em festas e outros eventos sociais. A CEO da miniempresa Cindy-UP saiu de Atenas com um prémio de liderança.
Segundo o Expresso, o Cindy é um detector de bebidas adulteradas. O produto consiste em tiras de materiais biodegradáveis que são colocadas no líquido e indicam, através de uma coloração fluorescente, a presença indesejada de substâncias popularmente conhecidas como “Boa noite, Cinderela” e que são usadas para provocar perda de consciência nas vítimas.
Este projecto foi desenvolvido no âmbito da disciplina opcional “Inspira-te, Faz e Cria” e rapidamente ganhou notoriedade. Inicialmente, o produto foi apresentado no Junior Market, competição distrital realizada no final de abril. A experiência, contudo, ficou marcada pelo apagão que afectou a Península Ibérica e parte de França no dia 28 daquele mês.
A apresentação foi realizada poucos dias depois, e a Cindy-UP foi uma das dez empresas escolhidas para disputar o Gen-E Portugal, torneio nacional que lhes garantiu uma vaga no Gen-E 2025.
No início de Julho, as jovens viajaram até Atenas para representarem Portugal na categoria Innovation Challenge Upper Secondary Level. A viagem foi “um grande desafio”, uma vez que, além do final do ano lectivo, o início do evento estava marcado para o dia seguinte ao exame nacional de Matemática. Mesmo assim, “tudo valeu a pena”, entende a responsável pelo marketing da empresa.
A Cindy-UP não conquistou o principal prémio em disputa. Mesmo assim, não voltou para Lisboa de mãos a abanar. Carlota Pereira, CEO desta miniempresa, conseguiu um destaque especial durante a cerimónia ao conquistar o troféu na categoria Alumni Leadership Award.