Salário da construção sobe 1%

O salário de um trabalhador do sector da construção subiu 1%, em Julho, face ao mesmo período do ano passado. Os dados do Ministério da Solidariedade e Segurança Social (MSSS), agora tornados públicos pela agência Lusa, revelam que o salário médio se cifra em 874,38 euros.

Segundo o comunicado, “a taxa de salário mensal para o total das profissões da construção abrangidas pelo inquérito situava-se, em Julho de 2011, nos 874.38 euros, 0,2% acima do respectivo valor apurado para Abril”. E acrescenta face ao período homólogo: “o aumento rondou 1%, mantendo-se assim, desde Abril de 2010, uma trajectória caracterizada pelo abrandamento acentuado do ritmo de crescimento deste agregado”, lê-se no inquérito.

O estudo do MSSS é realizado de forma trimestral e é conduzido por inquéritos realizados em empresas com dez ou mais colaboradores.

Os salários na construção civil variam entre 2.021.36 euros para os engenheiros civis e 648.68 euros para os serventes, segundo dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento.