A sua empresa é “Age Friendly”? Candidate-se a este selo de mérito
Abrem hoje as candidaturas para o Selo de Mérito Age Friendly, iniciativa promovida pela Ageless Portugal, que conta com a parceria da Human Resources. É um programa de acreditação cujo objectivo é a certificação das empresas, garantindo que cumprem as melhores práticas no que respeita às gerações mais experientes.
É a primeira certificação em Portugal que distingue as empresas com as melhores práticas age-friendly e surge inserida na década do envelhecimento saudável (2021-2030), alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
«Ser “amigo da idade” é mostrar um “idadismo positivo”, aplicado tanto a pessoas, como a entidades, produtos, serviços ou projectos; é trabalhar na relação de empatia com a geração mais experiente, apostar na cumplicidade, afinidade, confiança e promessa de bem-estar baseada na compreensão», sublinha Mónica Póvoas, fundadora da Ageless Portugal, explicando: «O Selo de Mérito Age Friendly «é o comprovativo, materializado num logótipo, atribuído às empresas que sejam acreditadas na sequência de processo prévio de avaliação.»
A atribuição do selo irá resultar da avaliação da Multidados, empresa externa e independente, membro da APODEMO (Associação Portuguesa de Empresas de Estudos de Mercado e Opinião), realizada através de entrevistas, inquéritos, cliente mistério e avaliação no ponto de venda.
Podem candidatar-se ao Selo de Mérito Age Friendly as empresas e/ou marcas de origem portuguesa ou estrangeira a operar em Portugal com uma presença nacional com mais de 50 colaboradores.
Ao candidatarem-se, as empresas terão acesso ao estudo das boas práticas da sua empresa e da respectiva avaliação referente às variáveis analisadas. Nas características com pontuação inferior à expectável é possível uma mentoria e aconselhamento de modo a atingir melhores resultados.
Entre as variáveis externas a ser avaliadas encontram-se o ambiente e comunicação, a interacção com séniores e o valor acrescentado à comunidade local. Já internamente, serão avaliados factores como a retenção e recrutamento, o encorajamento da progressãoa e aposta na qualificação ou criação de