CDO lideram transformação nas empresas

As organizações estão a recrutar cada vez mais Chief Digital Officers para dar início a novas iniciativas e estratégias digitais, construir market share e desafiar o status quo, revela um Executive Monitor da Boyden Global Executive Search.

«Para a maioria das empresas, os CDOs estão também, simultaneamente, a abranger o papel de Chief Transformation Officer, com o objectivo de desafiar o status quo e de levar o negócio ao nível seguinte», refere Roger T. Duguay, managing partner da Boyden Montreal.

Em Portugal, a área Digital é cada vez mais um tema na ordem do dia, embora o caminho seguido seja diferente dos das grandes organizações mundiais, elucida, Luís Melo, partner da Boyden Portugal. Enquanto, nas grandes corporações, a figura de CDO é cada vez mais uma realidade, em Portugal, os clientes quando contratam um Chief Marketing Officer ou um Chief Information Officer, requisitam que esses profissionais tenham competências na área Digital.

Como explica, Pierre Fouques Duparc, líder da Global Technology Practice da Boyden e managing partner da Boyden France, os CDO «combinam experiência em Marketing e em Gestão com um conhecimento técnico e uma visão estratégica para alinhar e melhorar as operações do negócio em toda a empresa”. Curiosos, flexíveis e adaptáveis, com uma visão do futuro e confortáveis num ambiente de mudança, é assim que Roger T. Duguay define os melhores CDO.