CEO – Prémios Human Resources 2024

Qual o Presidente / CEO com quem mais gostaria de trabalhar?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

António Casanova

António Casanova é CEO das joint-ventures Unilever FIMA e Gallo Worldwide.

É Presidente da Fundação Make a Wish Portugal, do Conselho de Supervisão da Associação dos Antigos Alunos da Nova SBE e “Associate” do Colégio Saint Julians. É Administrador da Fundação Alfredo de Sousa (Nova SBE) e pertence ao Conselho Geral e de Supervisão do Observador, ao Conselho Consultivo da sucursal portuguesa do Banque Rotschild e ao Comité de Investimento da Shilling Venture Capital.

António é licenciado em Economia pela London School of Economics, MBA pela Nova SBE e AMP da Harvard Business School.

Foi Presidente da Unilever Espanha, cargo que acumulou com as funções em Portugal, entre 2016 e 2019. Foi também Presidente da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes – entre 2014 e 2020 e da CAEM – Comissão de Análise de Estudos de Meios – entre 2013 e 2015 e “Governor” do Colégio St. Julian’s entre 2009 e 2022.

Do seu percurso profissional destacam-se ainda as funções de CEO na Optimus, entre 2000 e 2005, Administrador da SonaeCom e da SonaeSierra, consultor na McKinsey&Co e Administrador Não Executivo do Público e do Eurocash (Polónia). 

Isabel Vaz

_____________________

Miguel Stilwell de Andrade

O Miguel Stilwell d’Andrade é o CEO da EDP, uma empresa global de energia, com mais de 85% da energia produzida a partir de fontes renováveis. Nos últimos vinte anos, o Miguel desempenhou funções de liderança na EDP, incluindo CFO da EDP, CEO da EDP Espanha e da EDP Comercial e foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição. Adicionalmente, como Diretor de Desenvolvimento Corporativo e M&A do Grupo, o Miguel liderou várias transações que definiram as fundações da EDP, incluindo a aquisição da Hidrocantabrico em Espanha em 2005, a aquisição da Horizon Wind Energy nos EUA em 2007, e o lançamento em bolsa da EDP Energias do Brasil em 2005 e da EDP Renováveis em 2008. Assumiu o cargo de CEO da EDP e da EDP Renováveis em Janeiro de 2021.

O Miguel tem um MBA pelo MIT Sloan School of Management e é licenciado pela Universidade de Strathclyde (Escócia) com um M.Eng em Engenharia Mecânica.

Nelson Pires

Nelson Ferreira Pires, de 51 anos, casado e com 5 filhos, tem 31 anos de experiência na Indústria Farmacêutica. É administrador e diretor geral da Jaba Recordati Portugal. No passado recente acumulava com a administração da Recordati UK, Recordati Ireland e Recordati Palops.

Licenciado em direito pela UM, com pós-graduação em marketing pelo IPAM, tem especialização em gestão farmacêutica pela Univ. Católica e eMBA em gestão pela UAL.

É também Presidente do Conselho de Administração da Fundação Marquês de Pombal desde 2022, membro da Direção da Apifarma desde 2013, ex-presidente da Markinfar e ex-coordenador da Pós Graduação em Dir. Comercial da Universidade Europeia.

Autor do livro “P.O.L.C.I. – o abecedário da liderança”, é também co-autor de mais 4 livros publicados.

Participa regularmente em conferências como speaker (mais de 300) e artigos sobre liderança e gestão (mais de 500). 

Paulo Macedo

Paulo Moita de Macedo tem um longo e reconhecido percurso de gestor, nos setores público e privado. É Presidente da Comissão Executiva da CGD desde 2017. Foi Ministro da Saúde de 2011 a 2015. Fez carreira, de 1993 até 2011 no BCP, onde foi Vice-Presidente. Foi Diretor-Geral das Contribuições e Impostos entre 2004 e 2007. Começou a vida empresarial na consultora Arthur Anderson (atual Deloitte), entre 1986 e 1993. É licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, completou o Programa de Alta Direção de Empresas – PADE da AESE/IESE. Participou formações executivas no MIT, Harvard Business School, INSEAD IMD e Columbia University. É professor catedrático convidado no ISCSP e no ISEG. Em 2016 foi-lhe atribuída a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Da passagem por todos estes setores trouxe o reconhecimento de um percurso ao serviço das pessoas e das organizações. Em 2021 foi premiado, pela Human Resources, como “Personalidade do Ano”. Em 2022 foi distinguido com o «Prémio Carreira Navegantes XXI 2022» da ACEPI. Em 2024 foi considerado pelo estudo “Reputação de líderes empresariais em Portugal”, elaborado pela consultora OnStrategy, como o líder empresarial com melhor reputação em Portugal. 

Pedro Castro e Almeida

Pedro Castro e Almeida é Presidente para a Europa do Grupo Santander e Presidente Executivo do Santander Portugal. É também Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Portugal desde 2019, tendo integrado a mesma em 2009. A sua ligação ao Banco em Portugal teve início em 1993, tendo tido responsabilidade em várias áreas. Entre 2007 e 2009 foi membro do Conselho de Administração do Banco Santander Totta e do Banco Santander de Negócios Portugal. Foi ainda presidente do Santander Totta Seguros durante sete anos, entre 2005 e 2012.

Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, frequentou várias escolas de negócios na Europa e nos Estados Unidos, nomeadamente INSEAD, Harvard Business School, Kellogg e Stanford Business School. 

Ricardo Costa

Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa, um grupo empresarial com presença ativa em seis países.

Com formação em Engenharia e Gestão Industrial e um MBA Internacional pela Católica Porto Business School, lidero várias empresas em diversos setores. Como presidente da AEMinho, dedico-me ao desenvolvimento económico, social e cultural da região do Minho.

Defensor da liderança humanizada e da felicidade no trabalho, participo ativamente em conferências sobre estes temas, sendo a pessoa com mais influência no LinkedIn em Portugal, onde partilho reflexões da minha experiência e contribuições para um mercado de trabalho justo, humanizado e saudável.

Destaco a inovação do nosso grupo ao fundar o primeiro Departamento da Felicidade em Portugal, promovendo um ambiente de trabalho centrado nas pessoas e no seu bem-estar. 

Ricardo Parreira

Ricardo Parreira é CEO da PHC Software, multinacional portuguesa de software de gestão. Licenciado em gestão e com MBA em marketing, ambos pela Universidade Católica, tem-se dedicado a transformar a cultura empresarial e a liderança dentro da PHC e é também autor do livro “Gestão descontraída, mas profissional”.

Há 35 anos à frente da PHC, Ricardo Parreira criou um ecossistema onde a felicidade e a motivação dos colaboradores são vistas como essenciais para a produtividade e sucesso empresarial tendo adotado uma cultura orientada para a “best experience at work”, procurando desta forma maximizar a satisfação dos colaboradores. Ricardo Parreira é um líder nato e tem contribuído para o desenvolvimento de uma cultura corporativa mais integrada e humana. 

Rogério Campos Henriques

Rogério Campos Henriques é Presidente da Comissão Executiva da Fidelidade, seguradora líder nos ramos Vida e Não Vida em Portugal e Presidente do Conselho de Administração da Multicare, tendo como responsabilidades as áreas de Sistemas de Informação, Advanced Analytics, os Recursos Humanos e o Marketing, bem como a Área de Seguros de Saúde. Faz também parte do Advisory Board da CIONET em Portugal e do IDC CIO Council, e é na Associação Portuguesa de Seguradores (APS) responsável pela coordenação da Comissão Operacional “Segurnet” – a plataforma de SI da APS que presta serviços às seguradoras portuguesas. Antes de ingressar na Fidelidade, trabalhou durante vários anos (1994-2002) na consultora The Boston Consulting Group em Portugal e Espanha, como gerente sénior nas práticas de Telecomunicações e Serviços Financeiros e mais tarde no Grupo Portugal Telecom (2003-2008). É formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e possui um MBA pelo INSEAD. 

Rui Miguel Nabeiro

Rui Miguel Nabeiro é CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, Grupo que conta com mais de 30 empresas distribuídas por vários sectores mantendo o café como atividade principal. Presente em mais de 40 países e com Operações Diretas em 8 – Portugal, Espanha, França, Suíça, Luxemburgo, Angola, Brasil e China – e com cerca de 3 800 colaboradores, o Grupo detém a maior torrefação de café da Península Ibérica.

Licenciado em Gestão de Empresas e Mestre em Gestão Aplicada pela Universidade Católica Portuguesa, iniciou o seu percurso profissional em Madrid, passando também por Itália e Suíça. É Administrador do Grupo Nabeiro desde 2009 e no seu percurso destacam-se a introdução de novas categorias no portfolio do Grupo, a aposta em inovação e a acentuada expansão da área Internacional e da diversificação do negócio.

Tem como missão o desenvolvimento dos seus colaboradores, das marcas e do negócio, colocando a Delta Cafés no top 10 dos coffee players mundiais.

Desde 2022, Rui Miguel Nabeiro assume ainda a Presidência da Câmara do Comercio e Indústria Portuguesa, assim como a Presidência da International Coffee Partners.

 

 

Participe e vote AQUI