Comunicação Interna – Prémios Human Resources 2021

Qual a empresa com melhores práticas de Comunicação Interna, utilizando as mais variadas plataformas, assegurando assim uma equipa informada, motivada e envolvida com a empresa?

 

Pitch dos finalistas


Altice Portugal

Através da Comunicação Interna a Altice Portugal concretiza um dos seus pilares basilares, a Proximidade. A partir deste valor são desenvolvidas todas as práticas de Comunicação Interna, permitindo à Empresa manter uma ligação com o seu principal ativo-chave: as suas pessoas.

Alguns exemplos: difusão de mensagens dos membros da Comissão Executiva; intranet myaltice, disponível em web e app mobile; newsletter diária com notícias sobre a empresa e mercado; utilização de copypoints, desktops, TV, ledwalls e elevadores para disseminação de mensagens nos edifícios; visitas da Comissão Executiva a edifícios Altice em todo o país e a operacionais no terreno; produção de campanha institucional “Por Portugal”, com agradecimento aos colaboradores; sessões, workshops e webcasts; organização da Festa de Natal 2020 em formato totalmente online.


EDP

Em 2020 fomos postos à prova e vimo-nos obrigados a encontrar novas formas de unir as pessoas, que fisicamente se tornaram distantes. Na EDP, a Comunicação Interna assumiu um papel fundamental no reforço do sentimento de pertença. Desde o primeiro instante, a transparência esteve na base de tudo o que fizemos, garantindo que todos os colaboradores estavam igualmente informados das medidas da empresa no combate à pandemia e beneficiavam de apoio ao seu bem-estar físico, emocional, social profissional e financeiro. Através de uma comunicação multiplataforma – Intranet, Workplace, Televisão, Revista e App – criámos uma verdadeira comunidade virtual, em todas as geografias onde estamos presentes, que nos ajudou num contexto nunca antes vivido.


Fidelidade

À data, ainda não foi enviada informação


Jaba Recordati

“A Comunicação é essencial para alinhar, partilhar e integrar. Na Jaba Recordati, a Comunicação Interna é um pilar bi-direccional da prossecução da estratégia e dos objectivos da Companhia que assume as mais diversas formas e meios, formais e informais. Neste contexto de crise pandémica reforçámos e intensificámos a Comunicação Interna com a criação de um Brand: JR Connect, stay on. Através deste umbrella chegamos a todos os nosso colaboradores espalhados por todo o Continente e Ilhas com o objectivo de motivar, reforçar o engagement e manter o ADN Jaba Recordati muito presente no dia-a-dia dos nossos colaboradores.” Ana Porfírio, DRH Jaba Recordati


Novo Banco

2020 transformou a comunicação interna do banco. Lançámos uma nova intranet e uma rede social interna às quais todos os colaboradores têm acesso, a qualquer hora, local ou dispositivo.

O envolvimento dos líderes foi basilar no sucesso dos novos canais, aproximou-os das equipas e trouxe uma comunicação mais informal, imediata e transparente, que, aliadas à rapidez de resposta, foram cruciais em momentos de crise.

Contar, (in)formar, envolver e motivar foram os 4 pilares da estratégia desta estratégia de transformação em que ouvir os colaboradores e dar-lhes a palavra é fundamental.

Aumentar o engagement das equipas é uma missão. Numa comunicação em rede damos voz a projetos, de forma universal, transversal, de todos e para todos, de forma colaborativa.


NOS

Comunicar com ética, clareza e proximidade, ao serviço dos objetivos e valores da NOS, é o que nos guia todos os dias e o que nos permite enfrentar estes tempos de mudança, focados no que mais nos fortalece: a união.

#EstamosLigados é o lema de uma comunicação envolvente e inclusiva, que se materializou, principalmente durante a pandemia, em diversas iniciativas focadas no pilar da Saúde e Bem-Estar, como a criação de medidas de flexibilidade no trabalho ou de aulas online (Ioga, Mindfulness, Zumba…) para fomentar a atividade física e, sobretudo, o equilíbrio emocional. Criámos também cafés virtuais e dinâmicas de expressão emocional entre as equipas, para promover a proximidade. Na NOS, recordamos todos os dias às nossas pessoas que #EstamosLigados, e assim vamos continuar.


Randstad

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Super Bock Group 

Comunicar com transparência, coerência e relevância. Frequentemente. No Super Bock Group, transmitir informação de forma clara e assertiva, é uma prioridade, mas já não é suficiente. Temos de ser mais criativos para promover a cultura da empresa, encorajar e gerar proximidade. Os novos desafios estão centrados no contacto, na interação e no relacionamento. Em promover tranquilidade e flexibilidade para equilibrar a vida profissional e a vida pessoal. É neste contexto que a Comunicação Interna, integrada na Direção de Pessoas, desempenha, na empresa, um papel multifacetado, com um foco adicional na partilha de boas práticas relacionadas com a saúde e bem-estar e com a motivação de cada colaborador. Somos ágeis. Nos últimos meses criámos novas iniciativas adaptadas aos novos tempos e exigências, como as SBG Talks, e os pequenos-almoços virtuais.

 

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