CEO – Prémios Human Resources 2025

CEO – Prémios Human Resources 2025

Qual o presidente / CEO com quem mais gostaria de trabalhar?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

Ana Figueiredo

Com mais de 20 anos de experiência no sector das telecomunicações, é Presidente Executiva e Chairman da MEO, e Chairman da Altice Dominicana. De 2018 a março de 2022 desempenhou funções como CEO na Altice Dominicana, sendo a primeira mulher a liderar um operador no país. Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pelo ISEG, é ainda detentora de um MBA da Católica e Nova (Lisbon MBA).

António Casanova

António Casanova é CEO da Unilever FIMA e da Gallo.

É Presidente da Make a Wish, da Associação dos Antigos Alunos da Nova SBE e “Associate” do Colégio Saint Julians. É Administrador da Fundação Alfredo de Sousa (Nova SBE) e pertence ao Conselho de Supervisão do Observador, ao Conselho Consultivo da sucursal do Banque Rotschild e ao Comité de Investimento da Shilling VC.

Foi Presidente da Unilever Espanha, que acumulou com as funções em Portugal, entre 2016 e 2019, CEO na Optimus, entre 2000 e 2005, Administrador da SonaeCom e da SonaeSierra, consultor na McKinsey e Administrador Não Executivo do Público e do Eurocash (Polónia).

É licenciado em Economia pela London School of Economics, MBA pela Nova SBE e AMP da Harvard Business School.

Isabel Vaz

Luis Rodrigues

Miguel Maya

Miguel Maya preside à Comissão Executiva e é Vice-Presidente do Conselho de Administração do Banco Comercial Português (Millennium bcp) desde 2018. Iniciou a sua carreira no setor bancário no Banco Português do Atlântico tendo-se tornado quadro do Banco Comercial Português em 1990, do qual está como administrador desde 2009. Assumiu responsabilidade no Grupo por diversas áreas e participadas, incluindo, entre outras, Marketing de Empresas, NovaRede, Inovação e Promoção Comercial, Crédito, Recuperação de Crédito, o Millennium bim em Moçambique, o ActivoBank e a Fundação Millennium.

Nasceu em Lisboa em 1964, estudou no Colégio São João de Brito e licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas, no ISCTE, realizou o Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) na AESE e o Programa Avançado de Formação de Quadros no INSEAD.

É casado e tem dois filhos. Gosta de ler, correr, praticar vela e windfoil e disfrutar da companhia da família e dos amigos.

Miguel Stilwell de Andrade

Miguel Stilwell d’Andrade é CEO da EDP, um dos maiores produtores de energia renovável do mundo, com 95% da energia produzida a partir de fontes renováveis. Com mais de 20 anos de experiência no sector energético, o Miguel assumiu o cargo de CEO da EDP e da EDP Renováveis em janeiro de 2021, depois de ser CFO do grupo. Anteriormente, desempenhou funções de CEO da EDP Espanha e foi membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição e EDP Comercial. No seu percurso na EDP, liderou as principais transações que moldaram as fundações do grupo, incluindo o lançamento em bolsa da EDP Energias do Brasil e da EDP Renováveis em 2008, a aquisição da Horizon Wind Energy nos EUA, e a aquisição da Sunseap na Ásia e da Kronos na Alemanha.

Paulo Moita de Macedo

Paulo Moita de Macedo tem um longo e reconhecido percurso de gestor, nos setores público e privado. É Presidente da Comissão Executiva da CGD desde 2017, tendo concluído com sucesso, dois Planos Estratégicos de 4 anos, que levaram a Caixa aos melhores resultados na sua história em 2024. Foi Ministro da Saúde de 2011 a 2015. Fez carreira, de 1993 até 2011 no BCP, onde foi Vice-Presidente. Foi Diretor-Geral das Contribuições e Impostos entre 2004 e 2007. Começou a vida empresarial na consultora Arthur Anderson (atual Deloitte), entre 1986 e 1993. É licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG, completou o Programa de Alta Direção de Empresas – PADE da AESE/IESE. Participou formações executivas no MIT, Harvard Business School, INSEAD IMD e Columbia University. Em 2016 foi-lhe atribuída a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Da passagem por todos estes setores, trouxe o reconhecimento de um percurso ao serviço das pessoas e das organizações. Em 2021 foi premiado, pela Human Resources, como “Personalidade do Ano”. Em 2024 foi considerado pelo estudo “Reputação de líderes empresariais em Portugal”, elaborado pela consultora OnStrategy, como o líder empresarial com melhor reputação em Portugal e foi distinguido com o CEO Award nos Prémios IRGA, organizados pela consultora Deloitte.

Pedro Castro e Almeida

Pedro Castro e Almeida é Presidente Executivo do Santander em Portugal desde 2019. Iniciou funções no Banco em 1993, assumindo responsabilidades em várias áreas estratégicas. Foi administrador do Santander Totta e do Santander de Negócios Portugal (2007-2009) e Presidente do Santander Totta Seguros (2005-2012). Desde 2010 integra a Comissão Executiva e o Conselho de Administração do Banco em Portugal. É administrador não executivo do Santander UK, apoiando o seu programa de transformação. Como Regional Head of Europe (2023-2024), impulsionou o crescimento e a integração dos mercados europeus com as divisões globais e acelerou os esforços de transformação. Licenciado em Gestão pelo ISEG, frequentou escolas de negócios na Europa e EUA.

Rogério Campos Henriques

Rogério Campos Henriques é Presidente da Comissão Executiva da Fidelidade, seguradora líder nos ramos Vida e Não Vida em Portugal e Presidente do Conselho de Administração da Multicare, tendo como responsabilidades as áreas de Sistemas de Informação, Advanced Analytics, os Recursos Humanos e o Marketing, bem como a Área de Seguros de Saúde. Faz também parte do Advisory Board da CIONET em Portugal e do IDC CIO Council, e é na Associação Portuguesa de Seguradores (APS) responsável pela coordenação da Comissão Operacional “Segurnet” – a plataforma de SI da APS que presta serviços às seguradoras portuguesas. Antes de ingressar na Fidelidade, trabalhou durante vários anos (1994-2002) na consultora The Boston Consulting Group em Portugal e Espanha, como gerente sénior nas práticas de Telecomunicações e Serviços Financeiros e mais tarde no Grupo Portugal Telecom (2003-2008). É formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e possui um MBA pelo INSEAD.

Rui Miguel Nabeiro

Rui Miguel Nabeiro é CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, presente em mais de 40 países e com mais de 3.800 colaboradores. Tem impulsionado a inovação, a diversificação e a expansão internacional do Grupo, com o objetivo de posicionar a empresa entre as 10 maiores do setor a nível mundial. É licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Gestão Aplicada pela Universidade Católica Portuguesa. Desde 2022, é presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) e da International Coffee Partners (ICP). Lidera com uma visão estratégica centrada nas pessoas e no crescimento sustentável do negócio. 

 

Participe e vote AQUI