Dicas para optimizar custos nas empresas
A Your Cost Solutions publicou um conjunto de conselhos para ajustar os custos das compras das empresas, para assim criar valor adaptado às suas dimensões.
Empresa especializada em estratégias de optimização de custos através da análise e implementação de processos de compras, a Your Cost Solutions apresenta sete conselhos para criar valor para os negócios, adaptados às necessidades e dimensões das organizações:
Adopte uma política de compras ajustada a cada negócio
Pode ser mais alargada ou restritiva. O modelo de compras deverá ser a base para a negociação com todos os fornecedores.
Negoceie com os fornecedores
Faça-o com os objectivos definidos. Negociar com os fornecedores é importante.
Faça parcerias
Estabelecer parcerias é vital para conhecer o mercado e aferir novas oportunidades de negócio.
Aposte na inovação
Inovar com o objectivo de obter ganhos de produtividade e melhoria de qualidade dos produtos e/ou serviços. A área de compras não se trata apenas de negociar, é sobretudo uma forma de criar valor para o negócio.
Avalie o retorno de compras e contratações
Questionar sempre as necessidades das compras por mais básicas que possam parecer e avalie o retorno que cada aquisição ou contratação trará de benéfico para a empresa.
Implemente regras de poupança
Criar uma mentalidade de gestão de custos com todos os colaboradores. Implemente regras de controlo de impressão, gestão de economato, medidas de eficiência energética, entre outros que evitem gastos supérfluos.
Tenha um livro de contas
Definir uma correta cadeia de aprovação de gastos e manter a informação de compras organizada e actualizada.
Veja também estas notícias.