Meritocracia – Prémios Human Resources 2023

Qual a empresa que melhor aplica os princípios da Meritocracia, reconhecendo e promovendo os seus colaboradores em função do mérito, das suas capacidades e do seu trabalho?

 

Pitch dos finalistas

 

Accenture

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Deloitte

A base do sucesso do nosso negócio são as nossas pessoas, que se regem por altos padrões éticos, de superação e de qualidade. Numa cultura de respeito e inclusão, a Deloitte reconhece a importância de proporcionar às suas pessoas carreiras desafiantes, incentivando-as a dar voz às suas ideias e a arriscar, tendo uma rede de segurança que as ajuda e eleva. A nossa abordagem à gestão da performance – o Global Performance Experience – potencia isso mesmo. Através de conversas recorrentes e próximas entre líderes e equipas, um feedback assente no futuro e nas forças de cada um, e do papel de um coach, abre-se espaço a uma maior autoconsciência, para que cada um perceba o que de mais único consegue agregar, e a partilha de conhecimento, transparência e aprendizagem são exponenciais.

 

EDP

A EDP tenciona promover um sentimento de pertença comum a uma só companhia, através da globalização e uniformização dos seus principais processos por forma a garantir uma cultura baseada no desenvolvimento e meritocracia. São exemplos disso o atual modelo de desenvolvimento, que permite distinguir diferentes níveis de desempenho e assegurar que todos os colaboradores conhecem o seu nível de contribuição, e também o seu modelo global de compensação, que alinha as práticas locais com uma política global que promove a transparência, a equidade e a meritocracia, ao clarificar os conceitos de compensação, os segmentos organizacionais e a sua relação com a matriz de famílias funcionais e os diferentes percursos de carreira.

 

MC / Sonae

Promovemos uma cultura de meritocracia, onde o contributo de cada um e a diferenciação do desempenho são sustentados em ferramentas de avaliação sistemáticas e detalhadas. O modelo de gestão de performance promove também uma reflexão sobre oportunidades de desenvolvimento, e garante o acompanhamento e efetiva implementação de medidas que apoiem a evolução de cada colaborador. Tornamos as sessões de feedback numa prática regular e constante, com o intuito de acompanhar de forma próxima cada percurso, permitindo identificar oportunidades de melhoria e crescimento do desempenho de cada um. A nossa política retributiva acompanha também este modelo, tendo o mérito como um dos critérios base para premiação dos colaboradores com melhor desempenho.

 

 

Natixis

Na Natixis em Portugal, estimula-se o intraempreendedorismo de diferentes formas: tanto na área da Inovação através de uma plataforma na qual os colaboradores são convidados a partilhar as suas ideias e projetos, defendê-las perante um Innovation Board e receber apoio na sua concretização, como pelo envolvimento em Academias Internas e Tech Dojos que visam preparar os colaboradores para o próximo passo ou apoiar as equipas a auto-organizarem-se criando comunidades em torno das suas áreas de interesse.
Os colaboradores são também convidados a participar no Plano Estratégico da Empresa, integrando grupos de trabalho diversos que se reúnem com o propósito de apresentar soluções para desafios identificados pela Gestão.
Estas iniciativas fornecem apenas alguns dos inputs que são analisados no processo de gestão de talento elaborado em parceria com os managers e com resultados visíveis – taxa de promoção de 12,8% no último exercício anual de revisão, 60 casos de mobilidade interna em 2022 e 25 Short Term Assignments internacionais no mesmo ano. Fomenta-se, assim, a disseminação de competências na organização, que é um factor crítico no processo de crescimento rápido que a Natixis em Portugal atravessa, tendo iniciado atividades no Porto em 2017 e empregado já mais de 2.200 colaboradores nas áreas de IT e Banca.

 

 

NOS

A Meritocracia tem sido o grande orientador da evolução da NOS enquanto organização, na sua busca pela excelência. Nesse sentido, implementamos processos bastante robustos para garantir que esta cultura de meritocracia é assegurada. Temos ferramentas de inteligência calibradas para mapear talento, tanto a nível de performance como de potencial, e usamos essa informação para reduzir ao máximo a subjetividade e o risco na tomada de decisões. Isto tem um impacto visível a nível de recompensa e reconhecimento, como por exemplo progressão salarial e promoções.

 

Tabaqueira / Philip Morris

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Vodafone

Na Vodafone, queremos ligar pessoas e empresas, utilizando a nossa tecnologia para melhorar a vida das pessoas, por uma Sociedade digital, inclusiva e sustentável.
E o que fazemos, dia após dia, ano após ano, é vivido de dentro para fora: dos nossos Colaboradores para o Mundo. Acreditamos numa Cultura na qual cada Colaborador e cada Colaboradora se sinta bem, onde possa experimentar e aprender, inovar, fazer acontecer em equipa e desenvolver todo o seu potencial, porque só assim podemos afirmar que entregamos sempre a melhor experiência, os melhores produtos e os melhores serviços aos nossos Clientes, contribuindo para um futuro melhor.
É esse o nosso “Spirit”.
Together we can.

 

 

 

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