Namoro no trabalho. Sim ou não?

Muitos colaboradores afirmam passar mais tempo em contacto com os colegas de trabalho do que com a própria família. Esse convívio pode estreitar as relações, levando a relacionamentos afectivos, namoros e até casamentos.

 

Será que os colaboradores precisam de avisar os Recursos Humanos? A empresa pode proibir esses relacionamentos? Como deve ser o comportamento do casal dentro da organização? O que pode e o que não pode?

Uma empresa não pode proibir uma relação amorosa entre dois colegas. As relações amorosas que cada colaborador entende ter com quem quer que seja é um aspecto que integra a reserva da intimidade da vida privada do trabalhador. O Código do Trabalho refere expressamente que o «empregador deve respeitar os direitos de personalidade do trabalhador, inclusive abstendo-se de aceder e/ou divulgar aspetos relativos à esfera afectiva e sexual do trabalhador».

Convém perceber que namorar o colega de trabalho é diferente de namorar o colega no trabalho. Por isso, postura e discrição são essenciais. Mas manter uma relação amorosa entre dois colegas não é motivo para despedimento por justa causa.

O relacionamento não deve ser escondido. O ideal é que ao iniciar, o casal comunique evitando assim burburinhos dos demais colegas sobre o assunto. Oficializados como um casal perante as chefias, os colaboradores devem permanecer discretos, evitando sempre todo e qualquer contacto mais íntimo dentro do ambiente corporativo, como beijos, abraços e brigas. Também apelidos íntimos e carinhosos devem ser evitados.

Outra questão é a produtividade. Muitos podem pensar que o relacionamento pode impactar nos resultados, pelo que é importante saber separar o profissional do pessoal. Isso é fundamental para o bom funcionamento da organização.

Ao iniciar um relacionamento com um colega, é preciso manter a postura, evitando a comunicação pessoal pelo mail interno ou com outras ferramentas de comunicação da empresa.

Durante o trabalho, esqueça o relacionamento pessoal. Foque-se exclusivamente nas suas tarefas.

A empresa não pode proibir relacionamentos amorosos entre colaboradores, pelo que o ideal é que a empresa converse com o casal envolvido, explicando os cuidados que eles deverão ter e o que deverá ser evitado dentro do ambiente de trabalho. Essa deve ser uma conversa de esclarecimento sobre as regras da empresa.

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