O segredo para a retenção de talento pode passar pode algo muito simples (e sem custos)

Uma comunicação interna fluida favorece o comprometimento dos colaboradores com as suas empresas, uma vez que os capacita e evita mal-entendidos. Segundo a Talentia Software fomentar um clima laboral de comunicação aberta e honesta é absolutamente fundamental nos tempos de distanciamento em que vivemos, e deve ser uma das principais prioridades dos departamentos de Recursos Humanos.

 

A comunicação interna também é fundamental para uma boa gestão de Recursos Humanos, pois não só promove um bom ambiente de trabalho como facilita a retenção de talento. Para a cimentar, devem empregar-se estratégias como o feedback contínuo, a empatia para com as necessidades dos colaboradores e o interesse em organizar atividades fora do contexto laboral para os conhecer melhor, bem como aos seus hobbies e ambições.

Reter o talento é uma função essencial do departamento de Recursos Humanos, que tem também de controlar os custos da rotatividade das equipas e nutrir o compromisso dos colaboradores para que queiram ficar na organização. Neste sentido, uma comunicação fluida é a pedra angular para o desenvolvimento de quaisquer outras estratégias. É fundamental:

Satisfação dos colaboradores
Um ambiente positivo promove o contentamento dos colaboradores: a sua motivação aumenta se souberem que podem falar sem receios e que vão ser ouvidos. De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, colaboradores motivados são mais produtivos: verifica-se um aumento de 13% na produtividade quando as pessoas se sentem felizes no seu local de trabalho.

Colaboração eficaz
Uma comunicação fluida também promove a colaboração bem-sucedida: evitam-se erros e o trabalho de equipa é mais harmonioso, favorecendo o cumprimento de objetivos e a produtividade geral.

Reforço da Cultura Empresarial
Dar voz aos colaboradores é uma ferramenta potente para que estes se tornem verdadeiros embaixadores da empresa: os colaboradores felizes são a melhor “arma” de comunicação. A nível externo, eles podem promover a captação de novos clientes ou a atração de novo talento; internamente, reforçam a cultura empresarial, o que por sua vez fomenta a produtividade e motivação das equipas.

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