Onboarding e Integração – Prémios Human Resources 2022

Qual a empresa com melhor prática de políticas de onboarding e integração de novos quadros na empresa?

 

Pitch dos finalistas

 

Accenture

Reconhecida como uma das marcas mais valiosas do mundo, a Accenture é líder global em Digital, Cloud e Security, combinando uma vasta experiência com a especialização em mais de 40 indústrias. Através dos nossos Centros de Excelência e Tecnologias Avançadas, entrega soluções inovadoras a clientes nacionais e internacionais.

Presente em Portugal há mais de 30 anos, conta com mais de 4.000 colaboradores, de 57 nacionalidades, sendo uma das empresas mais diversas e inclusivas do mundo.

Consciente da sua responsabilidade para garantir um futuro mais sustentável e inclusivo, a Accenture procura sempre alinhar a estratégia de valor 360º com a sustentabilidade empresarial. É uma empresa escola e um dos maiores recrutadores a nível nacional, não esquecendo aqueles que são mais vulneráveis na sociedade. Assume também o compromisso de até 2025, ser uma empresa com zero emissões, zero resíduos e consumo eficiente e também atingir a paridade de género na sua força de trabalho.

 

Axians

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Deloitte

Cientes da expetativa associada a fases de mudança, trabalhamos para tornar a experiência de onboarding única e ajustada às necessidades de cada pessoa. Por esse motivo, a nossa jornada de onboarding agrega o contributo de múltiplos líderes e equipas, tendo início muito antes do primeiro dia de trabalho. São várias as iniciativas que garantem o acolhimento e acompanhamento dos novos talentos, incluindo atividades de team building, talks, workshops e formações virtuais, híbridas e presenciais. Desta forma, damos a conhecer a nossa cultura e realidade, a nova equipa, o que é esperado de cada um e os meios disponíveis para que cada pessoa se sinta apoiada e acolhida em todos os momentos da sua carreira. Porque na Deloitte, you will never work alone.

 

EDP

Enquanto employer of first choice, a experiência de recrutamento e onboarding da EDP continua a ser desenvolvida, na maioria dos casos, de forma totalmente remota, possibilitando uma execução célere e eficiente junto de todos os stakeholders. Neste sentido, tirando partido das novas tecnologias e das lições aprendidas com a pandemia, a edição de 2021 do EDP Trainee Program permitiu, por exemplo, a integração de 25 jovens de 11 nacionalidades de forma totalmente digital. Assim, apesar dos desafios do atual contexto, a estratégia de atração, recrutamento e onboarding da EDP continuou a evoluir para uma experiência cada vez mais positiva, impactante, diferenciadora e inclusiva.

 

Fidelidade

É com enorme orgulho que constatamos que a Fidelidade se encontra nomeada para as categorias correspondentes aos temas a que tanto nos dedicamos todos os dias.

Temas como o Employer Branding, a Gestão de Talento ou a Meritocracia, são para a Fidelidade estratégicos, mas são, acima de tudo prioritários.

Temas que refletem e são reflexo do bem-estar dos nossos colaboradores desde o seu primeiro dia de onboarding, ao seu dia-a-dia no exercício das suas funções, ou quando se preparam para uma nova fase da sua vida, a reforma. Na Fidelidade o nosso foco são mesmo as Pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores e embora não trabalhemos com o intuito de conquistar prémios, gostamos sempre de ver reconhecido este nosso foco, pelas Pessoas e para as Pessoas. Para que a vida não pare.

 

Grupo Ageas

No Grupo Ageas Portugal, desde o primeiro momento, que se procura proporcionar uma experiência positiva aos novos Colaboradores. Inicialmente, antes da integração, é oferecido um kit de “Boas-Vindas” a todos os novos Colaboradores. Posteriormente, as novas admissões integram a Ageas Trip – uma iniciativa que dá a conhecer/recordar a missão, visão e valores do Grupo, o que possibilita que as novas integrações conheçam todas as áreas de negócio da empresa, participem em dinâmicas de grupo e que tenham contacto com os Colaboradores mais experientes.

 

Celfocus – Novabase

A única oportunidade para uma boa impressão

A integração num novo projeto e numa nova cultura é um dos momentos determinantes para o sucesso profissional dos colaboradores, sobretudo pela forma como estes se ligam ao seu novo projeto profissional. Por esse motivo, é com muito orgulho que olhamos para a nomeação nesta categoria, tendo em conta a aposta que fazemos na entrada dos novos talentos na Celfocus. Criámos um onboarding positivo, ajustado às necessidades individuais e altamente diferenciador. O onboarding da Celfocus não tem pressa: pode ter uma duração de quatro a seis meses, promovendo vários momentos de interação, permitindo descobrir a melhor forma de estar bem na empresa, conhecer a sua cultura, e promover um maior engagement com o projeto e com os novos colegas.  Mesmo no cenário da pandemia – que requereu uma total transformação digital de todo o processo – adaptámos estas práticas de onboarding, promovendo os mesmos momentos de integração e partilha.

 

Novo Banco

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