Sete passos (simples) para sobreviver a um emprego que odeia

Não gostar do que se faz pode ter um efeito negativo sério no bem-estar. E é muito provável que esse sentimento afecte a vida pessoal. Se não se for cuidadoso, pode esgotar rapidamente a força mental de que precisamos para os vários desafios do dia-a-dia, profissionais e não só. Mas, mesmo nesta situação difícil, há truques para se manter forte mentalmente. Até encontrar outro emprego. 

 

1. Estabeleça limites
Ficar impaciente com um colega de trabalho que monopoliza o seu tempo ou lidar com alguém que tenta receber crédito pelo seu trabalho, são alguns sinais de que seus limites podem ter sido ultrapassados.

Dizer coisas como “Não vou continuar essa conversa” ou “Na verdade, fui eu que terminei esse relatório” pode ser intimidante.

Mas deve definir limites para os comportamentos que não quer tolerar  assim e responder a problemas de maneira produtiva.

 

2. Concentre-se apenas no que pode controlar
O seu chefe é incompetente ou a sua empresa possui políticas com as quais não concorda? É provável que isso não mude tão cedo. Por isso, não desperdice energia em coisas que não pode controlar.

Em vez disso, concentre-se em controlar como responde a essas coisas.

 

3. Reclame apenas com pessoas que podem ajudar
Um estudo de 2015 constatou que, quando os colaboradores reclamavam de alguém a um colega, o humor e a  produtividade diminuíam. Repensar uma experiência difícil com um colega de trabalho só fará com que ela fique mais presente na sua cabeça.

Embora possa parecer satisfatório no momento, reclamar com pessoas que não podem fazer nada para corrigir uma situação não resolve o problema.

Se precisar de ajuda para lidar com alguém, procure um supervisor ou os Recursos Humanos. Converse com alguém que possa realmente ajudar a resolver o problema, se necessário.

 

4. Faça amigos
Se fizer um amigo próximo vai aumentar a sua satisfação no trabalho. Não tenha medo de conhecer melhor um colega de trabalho.

Mesmo que nada mude, pelo menos terá alguém com quem conversar nos corredores. Isso por si só pode faze-lo sentir-se melhor no trabalho.

 

5. Pausas para o almoço são importantes
Um estudo de 2018 descobriu que a melhor maneira de rejuvenescer durante uma pausa para o almoço fazer exercícios de mindfulness. Os colaboradores que praticaram mindfulness durante o almoço atingiram níveis altos de bem-estar no final do dia de trabalho.

Além disso, não deve almoçar na sua mesa ou ambiente de trabalho. Afaste-se dessa atmosfera e faça algo que relaxe a mente e o corpo. Isso ajudará bastante na segunda metade do dia.

 

6. Faça bastante exercício e durma
De acordo com um estudo da Universidade da Flórida Central, a melhor maneira de evitar descarregar as suas frustrações na sua família é dormir bastante e praticar exercício. Pessoas fisicamente activas e que dormiam mais eram menos propensos a maltratar suas famílias depois serem maltratados por um colega de trabalho difícil.

 

7. Estabeleça uma estratégia de saída
Um ambiente de trabalho tóxico pode desgastar até as pessoas mais fortes ao longo do tempo. Por isso, crie um plano de saída que identifique quando e como sairá.

Se não gosta do seu trabalho, precisa de uma luz ao fundo do túnel. Pode optar por aguentar mais um ano para ver se as coisas melhoram ou talvez precise ficar até a sua situação financeira esteja organizada. De qualquer forma, não fique preso a 40 horas miseráveis ​​por semana para toda a vida.

Ler Mais