5 princípios para implementar flexibilidade no trabalho

Os gestores, com menos controlo sobre a localização dos profissionais, precisam de garantir que o trabalho está a ser feito, por colaboradores competentes capazes de gerir o tempo e seguir as linhas definidas pela empresa.

Implementar trabalho flexível numa organização pode implicar alguns desafios de gestão. Deixamos-lhe aqui algumas dicas para o fazer de forma eficaz, apontadas por Denise Nurse, CEO e co-fundadora do escritório de advocacia Halebury, na HR Magazine.

1. Certifique-se de que toda a equipa segue os mesmos valores
Gestores e colaboradores devem conhecer os padrões de trabalho de uns e outros, para toda a equipa puder trabalhar de forma transparente, ágil e sensível, em linha com as expectativas da empresa e clientes.

2. Comunique eficazmente
A tecnologia permite comunicar de forma mais eficaz. Permite saber quando os colaboradores estão conectados ou desconectados, quando os documentos foram enviados, se já foram recebidos, ou mesmo se alguém está numa reunião.

3. Valorize o output em detrimento do input
Estruture o processo de remuneração de forma a garantir que a equipa se sente valorizada pela contribuição que dá à empresa, e não pelas horas que trabalha por dia.

4. Não encare a mobilização de recursos como garantida
Os gestores precisam de monitorar constantemente a equipa e respectivas competências. Em cada projecto é preciso saber como os colaboradores trabalham e de onde trabalham, para garantir que a equipa tem o que é preciso para ter sucesso.

5. Recrute os colaboradores certos
Não se concentre apenas na qualificação e analise a ética de trabalho dos indivíduos. Recrutar a pessoa certa é fundamental quando se trata de garantir que alguém vai ser capaz de trabalhar de forma flexível.

Ler Mais