Construção: Canadá recruta 400 portugueses

O Canadá vai recrutar um mínimo de 400 trabalhadores portugueses da construção, oferecendo salários dez vezes superiores aos praticados no mercado de trabalho interno.

Em conferência de imprensa realizada no Porto, no Sábado, o presidente do Sindicato da Constução, Albano Ribeiro, adiantou que o sindicato vai colaborar na promoção de sessões de esclarecimento sobre estas ofertas de emprego, que serão realizadas entre 30 de Agosto e 14 de Setembro em seis regiões portuguesas.

Um trabalhador da construção recebe em Portugal uma média de 3,14 euros à hora, o correspondente a 545 euros mensais. Os empregos no Canadá, área de Toronto, serão remunerados a 32 euros a hora, o equivalente a um salário mensal de 5500 euros, segundo as indicações recebidas pelo sindicato e agora reveladas.

As informações dadas ao sindicato pela consultora de imigração no Canadá Yolanda Simão referem que os trabalhadores serão contratados por dois anos e que, após os três primeiros meses de actividade, poderão levar as suas famílias, com garantia de alojamento.

Segundo o Sindicato da Construção, estão desempregados em Portugal 22% dos 700 mil trabalhadores do sector da construção.