COVID-19. Os novos conselhos da DGS para as empresas

Numa altura em que a epidemia está a aumentar e Portugal já regista mais de quatro dezenas de casos de infecção por Covid-19, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou novas recomendações para conter a propagação do surto.

 

A DGS informou, na segunda-feira, que o plano nacional de contingência para responder ao novo coronavírus prevê várias medidas, nomeadamente para os locais de trabalho, se Portugal passar da actual fase de contenção (laranja) para a de mitigação (vermelha).

Nas empresas, há várias medidas de saúde pública em cima da mesa para «aplanar o pico da epidemia». A DGS admite horários de trabalho flexíveis e desencontrados. Está também a ser ponderada a hipótese de trabalho à distância, maior utilização de ferramentas de comunicação como o correio electrónico ou a teleconferência.

No limite, a DGS admite o encerramentos dos locais de trabalho, mas só em epidemias de gravidade extrema.

Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo), lavar as mãos frequentemente e sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto directo com pessoas doentes, bem como evitar contacto próximo com pessoas com infecção respiratória.

Ler Mais