Nova direcção de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa

Maria do Carmo Marques Pinto é a nova responsável pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), território central na procura de novas respostas a que a instituição se compromete.

O Programa de Empreendedorismo Social, para apoio a projetos inovadores e com um impacto social relevante, será o principal foco do seu trabalho, devendo estar operacional no início do próximo ano.

A convite do Provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, Maria do Carmo Marques Pinto assume como objetivo desenvolver o Programa de Empreendedorismo Social, com novas ferramentas de apoio a projetos socialmente inovadores e economicamente sustentáveis, para ampliar o conjunto de soluções que a instituição hoje disponibiliza à comunidade. Mediante a aplicação deste programa, os modelos de negócio deverão poder ser testados e validados, com vista a gerar valor social relevante.

É preciso, desde já, otimizar sinergias internas na Santa Casa, no que respeita a recursos humanos, know-how e obra feita, considera a nova diretora. A SCML conta com mais de 6000 colaboradores, desenvolvendo, desde a sua fundação, em 1498, um trabalho fundamental da Ação Social à Educação, Cultura e Saúde.

Em linha com a sua experiência em redes de colaboração, no espaço europeu, Maria do Carmo Marques Pinto acredita que importa, igualmente, abrir portas a parcerias estratégicas, para reunir a massa crítica capaz de impulsionar o empreendedorismo social em Portugal. “É urgente participar nas redes de empreendedorismo social nacionais, da União Europeia e internacionais, para maior partilha de experiências, de boas práticas e captação de novos recursos financeiros, que possam dar maior dimensão e impacto à ação da SCML neste âmbito”, salienta.

Maria do Carmo Belard-Kopke Marques Pinto de Dalmau era partner e senior adviser do GEA – Barcelona European Consulting para Assuntos Internacionais e da União Europeia, em Barcelona. Entre vários cargos anteriores de relevo, foi membro do Gabinete e assessora do primeiro-ministro da Bulgária (responsável pelos Assuntos da União Europeia), secretária geral do Patronat Catalunya-Món – Governo da Generalitat da Catalunha (consórcio público de promoção exterior da região), e assessora jurídica na Secretaria Geral do Conselho da União Europeia, em Bruxelas.

Agraciada com a Ordem do Mérito Civil pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, em 2002, foi fundadora e membro do Círculo Europeu de Barcelona, fundadora da European Professional Women Network Lisbon e relatora para os Assuntos Europeus da Plataforma para o Crescimento Sustentável.

Deu também aulas de Direito da União Europeia na Faculdade de Direito da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.

É licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, frequentou a Pós-Graduação em Direito Comunitário na Universidade Católica de Lisboa, tendo também um Diploma em Altos Estudos Europeus, pelo Colégio da Europa, em Bruges, Bélgica.

Ler Mais