99% dos portugueses perspectiva ir sofrer quebra de rendimentos

Quase todos os portugueses (98,8%) não têm dúvidas que vão sofrer quebras nos seus rendimentos devido à crise provocada pela COVID-19. Os dados são da última sondagem do Barómetro de opinião COVID-19 da Marktest.

 

O barómetro indica também que 40% dos inquiridos afirmam já terem sido afectados financeiramente pela crise.

Ainda assim, 72,8%, afirmam que continuam a ter capacidade financeira para fazer face a todas as despesas domésticas, estando este valor em linha com o registado nas últimas três semanas.

Dados do barómetro da Marktest mostram ainda que 23,2% dos inquiridos começam a sentir algumas dificuldades financeiras para fazer face às mesmas e 4% já não conseguem fazer face a todas as despesas domésticas, por quebra no rendimento familiar. São sobretudo as mulheres e o escalão dos 35/54 anos, que referem esta dificuldade.

 

Pandemia altera comportamento dos portugueses
O Barómetro de Opinião revela também que os portugueses intensificam alguns dos comportamentos associados ao momento que se vive, comunicam ainda mais através de videochamadas, ouvem mais música, conversam mais em casa. A utilização das máscaras intensificou-se, tendo duplicado no espaço de duas semanas, e actualmente 60% dos portugueses já têm máscaras para sair.

O Barómetro de Opinião COVID-19 da Marktest tem por objectivo ir acompanhando, ao longo das próximas semanas, as opiniões dos portugueses, os seus comportamentos e as suas percepções face a este momento que o país e o mundo atravessam.

Esta sondagem foi realizada pela Marktest, através de CAWI (Computer Assisted Web Intereview), junto de uma amostra de 513 inquiridos, com mais de 18 anos, residentes em Portugal Continental. Os resultados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo ( 8.250.000).

Ler Mais