A terceira edição do Rock in Rio Innovation Week já tem nova data
A terceira edição do Rock in Rio Innovation Week@LACS, inicialmente prevista para Junho de 2020, foi reagendada para os dias 12, 13, 14 e 15 de Outubro. O evento, que traz mais de 120 horas de conteúdo ao longo de quatro dias, mantém o seu epicentro no LACS Conde de Óbidos, e os bilhetes já adquiridos mantém-se válidos para as novas datas.
Durante os quatro dias do evento os participantes poderão participar em mais de 100 workshops, talks interactivas, sessões de Q&A, sessões diárias de networking guiado, imersões artísticas, espetáculos de música, além das já conhecidas happy hours no Rooftop do LACS.
A programação já anunciada mantém-se para as novas datas, contando com a participação de dinamizadores das mais diversas nacionalidades, como portuguesa, brasileira, nigeriana, israelita, inglesa, espanhola, malaia, belga ou peruana, assim como de diferentes formações como neurocientistas, antropólogos, psicólogos, educadores, gestores, comunicadores, criativos, iogues, artistas plásticos, músicos, escritores entre outros, que conduzirão os participantes numa jornada de aprendizagem distribuída por três dimensões – “Inspiração”, “Experimentação” e “Conexão” -, num mergulho pelas seis temáticas desta edição: “Desenvolvimento Pessoal”, “Relações Humanas”, “Novas Habilidades”, “Futuro Sustentável”, “Imaginar o Futuro” e “Sonhar e fazer Acontecer”.
«O Rock in Rio Innovation Week reconhece o ser humano como o ponto de partida para a inovação e dedica-se a preparar a pessoa para os desafios e oportunidades que emergem de novos modelos mentais, novos modelos de trabalho, novas formas de gerir o tempo ou de gerar valor para o mundo. Há dois meses, esses temas eram relevantes e necessários. Hoje são fundamentais e prementes», afirma explica Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio, completando: «A consciência de que podemos contribuir com a nossa comunidade neste momento de retomada e desenho de um novo normal, foi o que nos motivou a manter o Innovation Week este ano.»
Em entrevista exclusiva à Human Resources, Agatha Arêas salienta que não será preciso adaptar as temáticas, «pois as que estavam confirmadas até dois meses atrás já tratavam de temas que naquele momento eram relevantes e necessários e que, hoje, passaram a fundamentais e prementes. O que acredito que incontestavelmente acontecerá é a menção do divisor de águas que representa/terá representado a pandemia», reconhece. «Acho praticamente impossível que dinamizadores e participantes não façam comparação de visões e comportamentos tendo como parâmetro o antes e o depois de tudo o que estamos vivendo, da transformação pela qual estamos todos experimentando. Sobre as novas intervenções, aquelas que ainda não tinham sido fechadas, sem dúvidas acredito que trarão uma forte influência dos aprendizados que estamos todos extraindo dessa experiência sem precedentes em todo o mundo.»
Sendo que é previsível que, em Outubro, a situação ainda não esteja ultrapassada, a responsável garante que serão tomadas «todas as medidas necessárias e oficialmente orientadas pelas autoridades competentes, que estejam vigentes na altura da realização da Innovation Week».
Enquanto algumas entidades optaram por adiar os eventos programados para este semestre para 2021, o Rock in Rio, neste caso, decidiu manter a edição de 2020. Agatha Arêas explica: «O RiR Innovation Week trata da inovação humana. E mais do que nunca precisamos criar espaços para o desenvolvimento de pessoas. Nossa proposta é preparar a pessoa para se reconhecer e se assumir como ponto de partida para a inovação, para a transformação. E definitivamente precisamos – todos nós, enquanto indivíduos e organizações – aprofundarmo-nos e exercitarmos o entendimento de conceitos como autoconhecimento, habilidades socio-emocionais, novos modelos mentais, de trabalho, novas formas de gerar valor para o mundo. E achamos que o desenvolvimento dessas competências não poderia esperar um ano.»
A programação completa poderá ser consultada no site do evento.
Todos os que não puderem participar na próxima edição e pretendam solicitar o reembolso, poderão fazê-lo até dia 20 de Junho de 2020.
A terceira edição do Rock in Rio Innovation Week conta com a Galp como founding partner, a Randstad Portugal como gold sponsor, o patrocínio da EiMigrante e da BLIP e, ainda, a parceria da Sociedade Ponto Verde.
Rock in Rio Innovation Week Online
Não vai ser preciso esperar até Outubro para assistir e participar no Rock in Rio Innovation Week. Num momento que obrigou cidadãos e empresas a parar, o Innovation Week também se adaptou e reinventou, lançando uma programação online com o objectivo de estimular o pensamento e o debate entre os participantes, discutindo temas da actualidade e do futuro.
Neste sentido, todas as quartas-feiras às 21h00 há live talks na página oficial de Instagram do projecto (@rockinrio_innovationweek). Uma conversa com cerca de uma hora, por onde já passaram dinamizadores da edição de 2020, e que amanhã avi receber a jornalista e influenciadora de jornadas Rafa Brites numa conversa sobre “Transformando Sonhos em Realidade”.
«Felizmente fomos ágeis em nos transportar para o universo online mesmo antes de ser declarado o estado de emergência», diz Agatha Arêas. Todas as quartas-feiras temos Lives na página de Instagram do IW (@rockinrio_innovationweek), onde A Mic Aisenberg, curadora de conteúdo do projecto, conversa com dinamizadores da edição de 2020, como o palestrante e professor de criatividade Murilo Gun, os comediantes Diogo Faro e Fábio Porchat, a coach de alta performance Paula Abreu e o até artistas como Agir, Tomás Wallenstein (Capitão Fausto) e Blaya. E quinzenalmente, às quintas-feiras pelas 19h00, é a vez da página de Linkedin do Rock in Rio Innovation Week (@rock-in-rio-innovation-week) acolher os já conhecidos Meet Ups, iniciativas mensais que aconteciam presencialmente para cerca de 150 convidados, e que agora se adaptam ao “novo contexto” e ganham vida digital», destaca.
O primeiro meetup online teve lugar na passada quinta-feira, estando a próxima sessão agendada para dia 21 de Maio, numa conversa onde será debatido o tema “Educação: o caminho é de dentro para fora”, com a participação de Jean Rosier, Felipe Anghinoni (ambos sócios e professores da escola de metodologias criativas Perestroika) e Cláudia Palmeiro (fundadora da Lalaland Consulting), contando ainda com o hosting de Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience do Rock in Rio.