
Os prós e os contras do teletrabalho
A Bee Engineering realizou um estudo interno sobre teletrabalho que demonstrou que 79% dos colaboradores que participaram no questionário consideram-se adaptados ao teletrabalho, estando 54% muito motivados e 38% motivados.
O estudo indica ainda que 50% da equipa já tinha estado teletrabalho, contudo o contexto em que esta experiência se tem desenvolvido é atípico.
Os principais desafios indicados pelos colaboradores prendem-se com a gestão de tempo, o espaço e as condições de trabalho em casa. Por outro lado, o aspecto positivo mais valorizado foi o ganho do tempo de deslocações e o seu melhor aproveitamento.
O estudo mostra ainda que 58% dos colegas qualificaram o acompanhamento da Bee Engineering como muito bom e 36% como bom. Tendo sido valorizada e sugestionada por vários colaboradores, a continuidade de eventos virtuais de proximidade como o aniversário da empresa, através de meetups virtuais informais (ex: “coffee break”) e técnicos.
A questão mais partilhada, prende-se com a continuidade de medidas de flexibilidade no trabalho no futuro.
O estudo interno realizado entre 13 e 28 de Abril, foi trabalhado como uma ferramenta de Recursos Humanos e foi entregue à direcção. Ajudou ao processo de tomada de decisões.
José Leal e Silva, director da Bee Engineering, partilha: «Os dados obtidos inspiraram medidas para o futuro e também para o momento presente. Nomeadamente, para o regresso faseado da Bee Engineering. Ficou claro que a equipa está estável a trabalhar em ambiente remoto. Tal facilita a rotação e escalas apenas de quem é essencial, protegendo aqueles que potencialmente estariam mais expostos ao risco. Igualmente, torna-se claro que o teletrabalho pode ser um beneficio a incluir para os colaboradores e que será apreciado por estes. Na mesma linha, tendo em conta a manutenção da produtividade, salvaguarda-se o sucesso do negócio. O facto de atravessamos uma situação igual para todos no mundo, fez com que a sensibilização para as vantagens e riscos deste modelo, tenham rapidamente chegado a todos. Naturalmente, o teletrabalho por opção, tem contornos muito diferente do teletrabalho forçado pela pandemia, mas esse é o passo seguinte em que já estamos a trabalhar.»