COVID-19 trouxe uma forte aceleração da digitalização do serviço público autárquico

A maioria das autarquias (92,2%) aderiu aos canais digitais e passou a comunicar mais nos tempos da COVID-19 (60%), realizando um trabalho mais proactivo (77%) do que reactivo. Os dados são do estudo «COVID-19: The Day After Survey- Autarquias» da YoungNetwork Group.

 

Geograficamente, 91% dos municípios da região norte recorreram ao telefone e ao e-mail, e na região sul o endereço electrónico dominou as interacções com os cidadãos locais (93%) seguido pelo facebook (79%). Na Região Centro, 94% da comunicação foi por via digital. E 80% das autarquias transformou os seus debates políticos presenciais, nomeadamente reuniões de Câmaras ou Assembleias Municipais, em debates digitais.

Das 88% de autarquias que admite a crise ter afectado os orçamentos previamente aprovados, 75% considera que existe uma transferência directa das rubricas de acções canceladas (festas, concertos, outras) para campanhas ou apoios no âmbito da pandemia.

O estudo revela ainda que 53% dos inquiridos revelou não se sentir apoiado pelo Governo Central, mas um número quase idêntico indicou estar a receber o apoio necessário (47%) – as autarquias das Regiões Autónomas (60%) e Centro (59%) do país são as que menos se sentem apoiadas.

Em relação à implementação do modelo de teletrabalho em resposta à necessidade de isolamento, o estudo revelou uma forte adesão (74%) e que os municípios se sentem preparados para esta mudança (78,9%).

Cerca 62,2% dos inquiridos considera que os resultados de trabalho não foram afectados e são iguais ao momento pré-surto, e 15,6% que foram ainda melhores. Apenas 21,1% considerou que a instituição não estava preparada para esta metodologia.

O estudo mostra ainda que quase todas (95%) as autarquias estão a preparar medidas para suprimir as novas dificuldades causadas pelo surto, a implementar num momento pós COVID-19, mas 66% admite estarem ainda longe de concluídas.

 

O grupo YoungNetwork apresentou o primeiro estudo sobre o impacto da COVID-19 nas Autarquias Portuguesas, analisando a forma como comunicaram, como se adaptaram à nova realidade no dia-a-dia e como perspectivam o futuro pós-pandemia.

A recolha dos dados foi feita através de um inquérito online, anónimo, com respostas fechadas, entre os dias 29 de Abril e 29 de Maio, a um universo de 308 autarquias de todo o território nacional considerando-se 90 respostas válidas.

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