Quase todas as empresas mudaram as prioridades tecnológicas devido à pandemia

Quase todas (95%) das empresas alteraram as suas prioridades tecnológicas como consequência da pandemia. A conclusão é do estudo global The Agents of Transformationi, realizado pela AppDynamics, empresa pertencente à Cisco.

 

Este estudo revela como os departamentos de TI estão a facilitar o teletrabalho dos colaboradores, garantindo a disponibilidade de redes e aplicações e reforçando a segurança, ao mesmo tempo que assumem novas funções e responsabilidades.

O estudo revela ainda que 81% dos profissionais de TI afirma que a COVID-19 colocou os seus departamentos sob a maior pressão tecnológica que alguma vez haviam enfrentado. Seis em cada 10 (61%) sentem mais stress no trabalho do que nunca e a grande maioria (64%) afirma realizar tarefas e actividades que antes não eram da sua responsabilidade.

Já 66% dos inquiridos confirma que a pandemia expôs as falhas das suas estratégias digitais, criando a necessidade urgente de acelerar os programas de transformação digital, cujas orientações datavam, em muitos casos, já de há vários anos.

O mesmo estudo mostra que 74% dos questionados afirma que os projectos de digitalização que, normalmente, demorariam mais de um ano a ser aprovados, foram-no agora em poucas semanas e 71% assinala que conseguiu implementar projectos de transformação digital em meras semanas, ao invés de meses ou anos.

A maioria (88%) dos profissionais de TI considera a experiência digital do cliente como a sua prioridade tecnológica primordial. No entanto, não contam com os recursos necessários para realizar esta mudança de prioridades, oito em cada 10 não podem oferecer uma experiência óptima ao cliente devido à falta de visibilidade sobre o desempenho das suas soluções tecnológicas.

Os principais problemas identificados nesta pandemia são a gestão dos picos de tráfego do website (81%); a falta de visibilidade e compreensão unificada sobre o desempenho das soluções tecnológicas e o seu impacto nos clientes (80%); a gestão do tempo médio de resolução com um departamento de TI remoto (70%).

O The Agents of Transformationi revela que os profissionais de TI exigem às suas organizações apoio e recursos específicos para fazer frente aos desafios que se lhes apresentam, 92% considera que o factor mais importante é ter visibilidade e compreensão do desempenho das TI e o seu impacto nos clientes. Outras áreas fundamentais para as quais reivindicam apoio são as metas e objectivos claros (90%); dados em tempo real (89%); autonomia e responsabilidade (88%); liberdade para experimentar e assumir riscos (87%).

Apesar da pressão sentida, 87% dos profissionais de TI considera esta situação como uma oportunidade para demonstrar o seu valor na empresa. Oito em cada 10 (80%) afirma que a resposta dada pelas suas equipas durante a pandemia alterou positivamente a percepção das TI dentro da empresa.

Ainda assim, para melhor guiarem as suas organizações durante a crise, necessitam de ter acesso aos dados e maior visibilidade, para tomar decisões mais inteligentes; coordenar-se adequadamente com as estruturas internas e a cultura empresarial; e ainda receber um apoio especial por parte dos fornecedores tecnológicos estratégicos.

 

“Agentes de Transformação”, necessidade urgente
Em 2018, o relatório sobre os Agentes de Transformação revelou a necessidade de uma nova geração de “tecnólogos” preparados para impulsionar a inovação e a transformação do negócio nas suas organizações. Nessa altura, 45% destes profissionais de elite, conhecidos como agentes de transformação, previa uma transformação que levaria 10 anos a concretizar-se.

Como consequência da pandemia, este objectivo não deve ser alcançado dentro de dez anos e, de facto, 83% dos inquiridos considera que o seu papel como agente de transformação é fundamental para que as empresas possam recuperar rapidamente e levar a cabo esta transição de forma imediata e com êxito.

«Os tecnólogos estão a antecipar as necessidades das suas organizações e é agora responsabilidade dos líderes de negócio enviar todos os esforços para lhes proporcionar as ferramentas, liderança e apoio de que necessitam para oferecer as melhores experiências digitais aos seus clientes e colaboradores», destacou Danny Winokur, Diretor-Geral da AppDynamics. «A habilidade, a visão e a liderança destes Agentes de Transformação serão determinantes para que as empresas possam superar esta crise excepcional e sair dela fortalecidas.»

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