CV online inspirado na Amazon torna-se viral

Philippe-DubostAmazonO currículo online de Philippe Dubost, um gestor de produtos para a Web francês, tornou-se um êxito na Internet, por se apresentar como uma oferta da plataforma de e-commerce Amazon.

Em vez de oferecer a venda de um produto como nas páginas da Amazon, o website criado pelo técnico desempregado promove as suas qualificações. A ideia tornou-se um sucesso de partilhas nas redes sociais, pela forma original como apresenta o percurso de Philippe Dubost, uma “encomenda” que pode ser enviada de Paris para “qualquer parte do mundo”. O currículo inclui ainda indicações das línguas que domina – inglês, francês e espanhol –, dos cinco anos de experiência do candidato e até o seu melhor tempo numa maratona, três horas e 22 minutos.

A página, intitulada “phildub”, copia o design da Amazon e recomenda a compra imediata porque “só há um em stock”. Como na Amazon, existe um espaço para comentários de clientes sobre o “produto” e a sua classificação até cinco estrelas. A maioria das 121 respostas tem a pontuação máxima. Por outro lado, 37 utilizadores avaliaram o gestor de produtos online com uma só estrela, situação justificada por Philippe Dubost como sendo resultado das suas “muitas ex-namoradas”.

A página tem ligação para o perfil do técnico no LinkedIn, ao clicar na mensagem “Escapou-nos alguma característica importante deste produto?”.