Marcas ensinam a comunicar internamente com custos reduzidos

OCICom o tema “Como optimizar a comunicação interna com orçamentos mínimos?”, no passado dia 6 de Fevereiro, Isabel Viegas, directora coordenadora de Recursos Humanos do Banco Santander em Portugal, apresentou várias iniciativas integrantes do projecto “Santander és Tu” que, nas palavras da responsável, «personifica o propósito do trabalho que fazemos, o nosso rumo».

O case studie apresentado, com a designação “Canto Solidário”, mostra o sentimento de responsabilidade social que se vive todos os dias no Santander Totta. «Os colaboradores são sensibilizados e incentivados a colaborar em conjunto nos projectos, o que cria laços e se reflecte depois no trabalho do dia-a-dia», explicou Isabel Viegas. O caso “Canto Solidário” consiste na colocação de um módulo à entrada do refeitório que serve como ponto de apresentação para qualquer Instituição que precise de ajuda e de um espaço para se fazer ouvir e ganhar visibilidade. A “Casa da Ritinha”, que tem como objectivo a construção de uma casa e que é desenvolvido em parceria com outra empresa, foi o exemplo trazido por Isabel Viegas como um dos projectos de solidariedade que ali ganharam expressão.

A PT, na voz de Dalila Martins, da direcção de Comunicação e Imagem Corporativa, deu a conhecer múltiplas acções desenvolvidas sob três eixos específicos: “Motivar, Reconhecer e Mobilizar”. As iniciativas contavam todas com um denominador comum: “Capitalizar sinergias externas e rentabilizar competências internas”. O contexto de elevada disciplina orçamental pode potenciar o papel da liderança como essencial para mobilizar e motivar os colaboradores: «Conseguimos fazer acções a custo zero e ter um grande impacto na produtividade e satisfação pessoal de cada colaborador», sintetiza Dalila Martins. «A iniciativa “Guia prático de reconhecimento e celebração” é um guia para gestores que querem fazer a diferença» explica de modo simples e concreto a importância de reconhecer, o que e quem pode ser reconhecido, para além de estar recheado de exemplos e sugestões concretas e fáceis de implementar.