Mudanças nos Estágios Profissionais
Governo altera as normas do Programa de Estágios profissionais para chegar a mais pessoas.
Com as novas alterações às regras do Programa de Estágios Profissionais passam a poder aceder a este programa jovens com idades entre os 25 e 30 anos inclusive e, as bolsas de estágio passam a ter uma duração de 12 meses contrariamente aos nove meses iniciais.
Os critérios de acesso também sofreram mudanças passando a ser flexibilizados e a partir de agora passam a aceder ao Programa todos os jovens que necessitem de um título profissional. Também as autarquias passam a poder candidatar-se ao Programa.
Ao nível da comparticipação financeira o IEFP, as bolsas mantêm-se 419,22 euros e 691,7 euros mensais, mas o Instituto de Emprego e Formação Profissional vai financiar de forma distinta cada uma das situações. No caso de empresas até 10 trabalhadores, o IEFP vai financiar totalmente o primeiro estagiário desde que a entidade nunca tenha usufruído de qualquer tipo de apoio. Em todas as outras situações, o IEFP assegura 80% do valor da bolsa e 90% se o estagiário tiver algum tipo de incapacidade.