Tendências RH 2021: O que se destaca no sector de Tecnologias de Informação

No sector de tecnologias de informação verificou-se um aumento na procura de profissionais, não só com competências tecnológicas especializadas, mas também com conhecimento mais específico das áreas de negócio associadas. A conclusão é da Michael Page que analisou a evolução das tendências do recrutamento para o próximo ano no mercado português.

 

Também a combinação das hard skills com as soft skills é cada vez mais uma exigência do mercado. A constante transformação digital traduz-se no aumento da procura de perfis especializados, principalmente nas áreas de Cyber Security, IoT, Cloud, Machine Learning e Big Data, e à valorização de background universitário consolidado nos perfis juniores.

Segundo a Michael Page, o mercado de IT é um sector marcado pela verdadeira guerra pelo talento, por isso os salários são mais elevados comparativamente a outras áreas menos procuradas. Como referência, um director de Sistemas de Informação pode auferir entre 49 mil euros a 100 mil euros brutos, por ano.

As assimetrias regionais entre o Norte e Sul de Portugal esbatem-se cada vez mais, registando uma uniformização das bandas salariais praticadas. Este facto é justificado com o crescimento do mercado do Porto e o registo de um forte investimento de empresas tecnológicas, nacionais e internacionais, na região Norte.

Os benefícios associados são também cada vez mais valorizados, nomeadamente os flexi plans, homeoffice, planos de formação, planos de carreira bem definidos e as stock options. Esta área registou um crescimento de cerca de 20% em 2020 face ao ano anterior, sendo que para 2021 se prevê um dinamismo semelhante.

Ler Mais