Foram estas as palavras mais pesquisadas em Janeiro
A Priberam divulgou as palavras mais pesquisadas em Janeiro no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. O novo confinamento fez disparar as buscas por postigo, colapso ou profilático e a campanha para as eleições presidenciais esteve na origem de buscas por demagogia ou misógino.
No top 10 das palavras mais procuradas no mês passado encontra-se ainda sororidade, acessar, procrastinar, despautério e profícuo.
No total, mais de cinco milhões de pessoas consultaram o Dicionário e foram realizadas mais de 23 milhões de pesquisas durante o mês.
Nos restantes países de língua oficial portuguesa, a lista das palavras mais pesquisadas em Janeiro no Priberam é encabeçada por arrelia (Angola), sadomasoquismo (Brasil), conducente (Cabo Verde), sobrolho (Guiné-Bissau), embarcar (Moçambique), necrófagas (São Tomé e Príncipe) e serologia (Timor-Leste).
O ano de 2020 registou um aumento muito significativo do número de pesquisas no Dicionário Priberam, subindo para 45 milhões de utilizadores (mais 7 milhões do que no ano anterior), os quais geraram um número de pesquisas que é quase o dobro do registado em 2019: de cerca de 133 milhões passou-se para 261 milhões.