Sente-se estagnado no trabalho? Pode estar a cometer erros (insconscientemente) e a autosabotar a sua carreira

Shanna Hocking, consultora de liderança, autora e fundadora do One Bold Move a Day, alerta à Fast Company que alguns profissionais prejudicam, inconscientemente, a sua própria influência e autoridade no trabalho.

 

As capacidades de um profissional desempenham um papel fundamental no avanço da sua carreira. Contudo, à medida que esta se desenvolve e o seu poder aumenta, muitas vezes podemos fazer coisas inconscientemente que diminuem essa influência e autoridade. Esses erros podem incluir evitar defender-se a si mesmo, permitir que uma situação ou pessoa influencie os seus sentimentos e colocar as prioridades dos outros antes das suas.

Segundo Shanna Hocking, a boa notícia é que é possível recuperar esse poder, e o primeiro passo é entender de que forma está a sabotar o seu próprio sucesso.

Eis cinco erros que pode estar a cometer e que prejudicam o seu poder no trabalho:

Não partilhar as suas ideias

Pode ser desconfortável partilhar os seus pensamentos e ideias no trabalho, especialmente se não tiver a certeza de como serão recebidos. Em alguns casos, a chefia pode não os pedir, e aí terá de escolher se deseja partilhá-los à mesma. Lembre-se de que foi contratado por um motivo e é o seu melhor defensor. Quando um tópico parecer importante para si ou para o progresso da equipa, fale. Na melhor das hipóteses, poderá influenciar as perspectivas ou os resultados do trabalho de outras pessoas. Mesmo que a chefia não manifeste interesse pela sua intervenção, saberá que fez o que lhe pareceu certo.

 

Agradar aos outros 

Os “agradadores” de pessoas têm um desejo de ajudar, o que muitas vezes os torna colaboradores exemplares e amigos excelentes, porque dizem quase sempre “sim” aos projectos e preocupam-se com o que as outras pessoas sentem. No entanto, se passar o tempo a cuidar dos outros – ou do que os outros podem pensar – não terá tempo ou energia para si próprio. Com o passar do tempo, pode sentir-se ressentido ou desvalorizado. Por isso, concentre-se em priorizar o seu trabalho e a si mesmo primeiro, para poder servir os outros. Essa priorização irá ajudá-lo a partilhar o seu poder e a preservar o seu bem-estar ao mesmo tempo.

 

Reagir de forma emocional 

Pode ser difícil gerir as emoções no local de trabalho. Quando tentamos suprimir sentimentos, limitamos parte de nós próprios. Por outro lado, quando permitimos que as decisões, palavras e reacções de outras pessoas influenciem as nossas emoções, estamos a deixar, involuntariamente, que outras pessoas nos controlem. Para gerir eficazmente uma situação emocional no trabalho, tente abordá-la com distância. Pergunte a si mesmo: o que está a acontecer nesta situação? O que está a sentir? O que pode controlar? Quando sente que tudo lhe acontece, é importante lembrar-se do que pode realmente controlar: você mesmo.

 

Não saber “deixar ir”

Os empreendedores estão acostumados a gerir várias coisas em simultâneo. Porém, ser um excelente membro de equipa ou líder de pessoas exige deixar algumas coisas de lado. No trabalho, isso pode significar abdicar de expectativas ao delegar um projecto, a necessidade de fazer tudo sozinho, o desconforto ao pedir ajuda ou sentimentos de frustração ou raiva. Escolha reformular o que significa “deixar ir” como uma forma de se concentrar num melhor uso do seu tempo. Também é importante deixar as coisas ir no final do dia de trabalho, para que possa partilhar o seu melhor com as pessoas que lhe são mais queridas.

 

Acreditar que o seu trabalho fala por si

Quando alcança grandes feitos no trabalho, é provável que outras pessoas reparem. Contudo, isso não significa que deve deixar o reconhecimento do seu sucesso para os outros. A sua capacidade de defender o seu trabalho afecta o crescimento de sua carreira e os seus resultados financeiros. Se não falar sobre os seus pontos fortes, os outros não hesitarão em falar sobre os deles. Cabe-lhe a si divulgar o seu trabalho, partilhar as suas vitórias e progressos com a chefia em conversas regulares e reuniões individuais.

 

Ter noção do seu poder e saber como aproveitá-lo no local de trabalho irá ajudá-lo a atingir os seus objectivos profissionais. E com esse poder, pode alcançar outro resultado valioso: ajudar os demais a crescerem consigo.

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