EDP vai investir 300 milhões de euros até 2030 em projectos na área social

Human Resources com Lusa
12 de Abril 2022 | 12:20
EDP vai investir 300 milhões de euros até 2030 em projectos na área social

A EDP vai investir, até 2030, 300 milhões de euros em projectos na área social, incluindo de transição energética justa, em vários países, disse à Lusa o presidente executivo (CEO) da empresa, Miguel Stilwell d’Andrade.

Escolha a Human Resources como fonte preferida no Google Escolher ›

«A EDP tem-se preocupado com tudo o que são temas ambientais, sociais e de governança», referiu, acrescentando que a empresa pretende focar-se «em temas como a exclusão social, pobreza energética» e posicionar a sua intervenção social na lógica da «transição energética justa».

Segundo Miguel Stilwell d’Andrade, o grupo pretende realizar um investimento de cerca de 30 milhões de euros por ano até 2030.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

«Estamos a criar uma área específica dentro do grupo» para a coordenação de todo o apoio social nas várias geografias, chamada SICO (Social Impact Coordenation Office), revelou.

O CEO da EDP detalhou que, à medida que são descomissionadas centrais térmicas, a empresa está a investir nas comunidades locais, como por exemplo em Sines, num programa para formação para os trabalhadores afectados pelo fecho da central, com o objectivo de os reconverter para outras funções.

Outro exemplo, realçou, é a «promoção do solar solidário» para a instalação de painéis fotovoltaicos em zonas mais desfavorecidas e em IPSS, «promovendo a redução da factura e produção de energia sustentável», referiu.

Continue a ler após a publicidade

O CEO da EDP destacou ainda o investimento em África, através do programa ‘Access to Energy’. «Estamos a duplicar os valores previstos para empresas em África que promovam o acesso a energias limpas. No ano passado estávamos a dedicar mais ou menos 500 mil euros por ano e neste momento vamos passar para cerca de um milhão de euros por ano. Estamos a falar de Angola, Moçambique, Nigéria, Malawi e Ruanda», referiu.

Neste projecto, a EDP investiu em três anos cerca de 1,5 milhões de euros em 20 projectos, adiantou. «Estimamos com isso benefícios directos e indirectos em um milhão de pessoas em sete países em África. Estamos a duplicar o valor e esperamos que possa ser maior» este impacto no futuro, sublinhou.

Continue a ler após a publicidade

Num comunicado, a empresa indicou ainda que prevê que estas iniciativas de promoção de uma transição energética justa representem cerca de 45% deste investimento total até 2030.

Continue a ler após a publicidade

«Todos os projectos de âmbito social desenvolvidos no grupo terão, a partir de agora, uma nova identidade comum – EDP Y.E.S. – You Empower Society –, uma marca global e transversal que permitirá contar uma narrativa integrada sobre os vários projectos sociais da EDP, destacando o seu impacto positivo na sociedade», adiantou.

Partilhar


Mais Notícias