
Sete dicas para minimizar os acidentes de trabalho
De acordo com dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), em Portugal entre 2018 e 2021, ocorreram 519 acidentes mortais. As vítimas dos acidentes de trabalho sofrem, além dos danos físicos ou morais, danos financeiros. Neste âmbito, o Grupo Eurofirms desenvolveu uma metodologia com sete dicas para minimizar os acidentes de trabalho.
Aqui ficam as sete dicas:
1) Identificar perigos, avaliar e controlar riscos das atividades desenvolvidas nos locais de trabalho;
2) Implementar medidas de controlo decorrentes da avaliação de riscos das actividades desenvolvidas nos locais de trabalho;
3) Ministrar formação e divulgar informação sobre identificação de perigos, avaliação e controlo de riscos das atividades desenvolvidas nos locais de trabalho, sensibilizando os colaboradores para a necessidade/ obrigatoriedade da utilização de equipamentos de proteção individual;
4) Proceder à investigação dos acidentes de trabalho, identificando as suas causas e definindo as medidas correctivas ou preventivas;
5) Promover a consulta aos colaboradores sobre segurança e saúde no trabalho;
6) Implementar medidas definidas de autoprotecção;
7) Promover a vigilância da saúde.