A Comunicação em tempos “híbridos”
Por Vera Norte, Co-Founder & Managing Partner do Comunicatorium
Engraçado como há palavras por vezes caracterizam determinada época. Acredito que “Regime híbrido“ está a caracterizar o léxico das organizações nestes tempos pós-pandemia.
Se a pandemia nos trouxe medo e isolamento o pós-pandemia parece estar a trazer para muitos a vontade de prolongar uma situação remota mais afastada do reboliço, do trânsito, do escritório do contacto direto com colegas e chefias.
Por outro lado muitos achariam que o pós-pandemia nos faria regressar cheio de saudades à mesma situação do pré-pandemia, do convívio, do contacto dos abraços ….
E o que está certo? O que se espera vir a acontecer?
Esta é para muitos casos ainda uma pergunta sem resposta.
As organizações querem organizar a resposta a esta questão enquadrando nela a resposta a várias variáveis:
- O enquadramento legislativo
- O bem-estar dos colaboradores
- A retenção de novos talentos
- As necessidades operacionais
- As vontades das equipas e dos seus líderes
- Os custos
Estamos sobretudo num momento de mudança e as mudanças caracterizam-se normalmente por estados de dúvida, de ansiedade, de angústia, de negação por vezes.
Por isso a comunicação ainda é mais importante. A comunicação na organização em tempos de mudança é fundamental porque deve ser adaptada exatamente às necessidades específicas do momento que a organização vive. Não, o silencio não resolve porque em momentos de incerteza, nas organizações não há silencio… são invariavelmente preenchidos com especulação e é exatamente a especulação que vai alimentar ainda mais a ansiedade .
Esteja atento ao que comunica em tempos “Híbridos”, esteja atento às necessidades de comunicação das equipas, das pessoas.
Se não há uma resposta, há um plano, se não há um plano há uma estratégia, se não há uma estratégia há valores e princípios e objetivos.