Equipas maiores do que a soma das suas partes

Pequeno almoço equipasDecorreu hoje o 4.º pequeno-almoço da Human Resources Portugal, sob o tema “Como construir equipas de alto rendimento?”, na FNAC Colombo, em Lisboa.

Nesta edição, Tiago Forjaz, chief dream officer da MighT – A New Talent World, destacou os factores que fazem com que uma equipa consiga resultados de excelência, num debate com a moderação (e participação) de Maria João Martins, partner da MyChange e conselheira editorial da Human Resources Portugal. À discussão do tema, aberta às contribuições da plateia, seguiu-se o workshop “Laboratório de Alta Performance”, com Filipe Ferreira e Alexandre Real, partners da Sfori.

Sobre a constituição de equipas de alto desempenho, Tiago Forjaz realçou que a “magia” não está apenas na combinação de diferentes perfis, mas também no processo de descoberta mútua entre os membros que se segue. Tiago Forjaz recordou as qualidades dos membros de equipas de alto desempenho – que deverão ser capazes de criar empatia, sentido de missão e ter relações interpessoais baseadas na verdade – e as maiores dificuldades na criação deste tipo de grupos de profissionais. De fora não ficou uma análise das personalidades-tipo que se encontram frequentemente nas equipas e de que forma podem contribuir para o sucesso – ou o fracasso – de um grupo de trabalho.

Seguiu-se, com a moderação de Maria João Martins, uma conversa aberta às contribuições da plateia, focada nas experiências pessoais enquanto membro e líder de equipas, com especial destaque para a parte dos afectos: como é a vivência pessoal de se estar inserido numa equipa coesa e cooperante. Nesta discussão, Maria João Martins realçou também a possibilidade sempre em aberto de fazer com que as equipas se superem, consigam o inatingível, atinjam resultados para além dos objectivos estabelecidos.

A fechar, Filipe Ferreira e Alexandre Real, partners da Sfori, conduziram o workshop “Laboratório de Alta Performance”. Os especialistas demonstraram a necessidade da comunicação entre elementos de uma equipa para o sucesso do grupo. À apresentação, seguiu-se um exercício prático que acabou por pôr elementos do público, organizados em equipas, a fazerem construções com peças de Lego – um teste à capacidade de comunicação e de reacção dos profissionais que participaram. Um workshop que, entre outras conclusões, consciencializou o público da necessidade de aproveitar os diferentes canais de comunicação ao dispor das equipas.

O próximo Pequeno-almoço da Human Resources Portugal realiza-se em Junho, em Lisboa.

Os pequenos-almoços, com a colaboração da Fnac, Galileu, Kelly Services e Mindcoach, destinam-se sobretudo a profissionais e aspirantes/estudantes da área de Gestão de Pessoas. O objectivo é o de criar networking, estimular a aprendizagem e o debate e contribuir para o enriquecimento da área de Gestão de Pessoas.

Acompanhe toda a reportagem na edição de Abril da Human Resources Portugal.

Ler Mais