Marketeers acreditam no futuro digital

Em Portugal são os administradores que gerem o marketingMais de um terço dos profissionais da área de Marketing espera que os investimentos digitais representem mais de 75% dos orçamentos da área em cinco anos, segundo um estudo da Accenture.

O estudo da Accenture “CMOs: Time for Digital Transformation or Risk Being Left on the Sidelines” revela que 78% dos CMOs acreditam que o Marketing corporativo irá sofrer uma transformação fundamental nos próximos cinco anos devido à utilização de tecnologias como analytics, digital e a mobilidade.

O estudo, baseado em entrevistas a 600 executivos de 12 sectores de actividade e 11 países diferentes, revela que os executivos de Marketing acreditam no futuro digital. Mais de um terço dos entrevistados espera que os investimentos na área digital representem mais de 75% dos seus orçamentos de Marketing em cinco anos, e 41% acredita que estes investimentos vão aumentar mais de 5% já no próximo ano.

Apenas 62% dos inquiridos acredita que a sua organização oferece actualmente uma boa experiência ao cliente, sendo que 77% dos inquiridos considera esta capacidade como essencial. Para reverter este quadro, o estudo alerta que as empresas terão de melhorar a sua capacidade de criar relações duradouras com os consumidores, projectar e oferecer boas experiências com a marca, além de utilizar múltiplos canais de forma integrada.

O estudo apresenta uma série de alertas e recomendações para os CMOs melhorarem as experiências de marca e utilizarem da melhor forma os diferentes canais – em especial os digitais:

– Aumentar a colaboração com os executivos C-level, incluindo os Chief Digital Officers e os Chief Information Officers, e desta forma tornarem-se os agentes de mudança da transformação digital, utilizando os meios digitais para ajudar a mudar o foco do marketing da venda para a diferenciação na experiência de cliente;

– Não criar programas de Marketing com base em iniciativas que visam unicamente captar e converter clientes. Em vez disso, o CMO deve concentrar-se em gerar empatia com os clientes através de iniciativas que influenciam, envolvem, partilham e ajudam os clientes a atingir os seus objectivos.

– Os executivos de marketing deverão fazer um esforço para integrar os canais de Marketing com análises em tempo real, investir em tecnologias ágeis e baseadas na cloud, e redireccionar o modelo de Marketing para que novos talentos – com todas as habilidades necessárias em analytics, mobilidade e digital – melhorem a experiência do cliente através de iniciativas de Marketing Digitais.

Ler Mais