Tem dificuldade em gerir (de forma eficaz) equipas multigeracionais? Estas 5 dicas vão ajudar

Gerir uma equipa com colaboradores de diferentes gerações pode ser um desafio para qualquer liderança. Cada geração tem as suas formas de trabalhar, expectativas, e formas de estar, o que pode levar a uma sensação de entropia dentro de uma equipa de trabalho. No entanto, quando liderada com a abordagem certa, uma equipa multigeracional pode ser sinónimo de maiores níveis de produtividade e desempenho. O Urban Sports Club apresenta cinco dicas para quem tem este desafio em mãos.

 

1. Compreender as diferenças enquanto se desafiam estereótipos
Para um líder, é tão importante aceitar que as várias gerações se comportam e pensam de maneira diferente, como não ficar agarrado aos estereótipos negativos que existem sobre cada uma delas. Um líder deve evitar assumir que os baby boomers, por exemplo, são avessos à mudança e a geração Z, é desleal. Deve, sim, desconstruir esses preconceitos procurando perceber as realidades que as gerações enfrentam nas diferentes fases da sua carreira, abraçando (de forma evidente) o que de melhor cada uma tem para oferecer.

 

2. Oportunidades de desenvolvimento profissional
Assumindo que cada geração tem os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, será benéfico proporcionar oportunidades que ajudem os membros da equipa a desenvolver novas competências e a preencher lacunas comuns na sua geração. Para os baby boomers, por exemplo, podem ser oferecidas oportunidades de reskilling em tecnologia e para os millennials formações de liderança.

 

3. Criar oportunidades de convívio fora do escritório
Quer seja através de jantares ou desporto em conjunto, por exemplo, criar oportunidades de convívio fora do ambiente de trabalho vai aproximar os diferentes membros da equipa. Ao encontrarem-se num ambiente mais descontraído, abrem a possibilidade de descobrir gostos e interesses em comum, diminuindo, assim, o fosso geracional.

 

4. Ouvir todos, sem favoritismos
Ser inclusivo no processo de tomadas de decisão é essencial para o bom funcionamento de uma equipa multigeracionalDurante uma reunião de trabalho será muito importante garantir que cada voz é ouvida e tida em conta, para que todos se sintam valorizados. As gerações mais novas, neste aspecto tendem a ter menos voz e, por isso, no final de uma reunião é aconselhável que se questionem estes membros, sobre se terão dúvidas ou algo a acrescentar, caso não o tenham feito.

 

5. Promover feedback e avaliações regulares
Sobretudo em momentos de maior tensão, nem todos se sentem à vontade em partilhar as suas opiniões quanto à dinâmica de equipa. Por isso, sentir o pulso da equipa de forma regular, através de conversas individuais (ou até em grupo) de feedback e inquéritos, é um passo muito importante, que permitirá a resolução de problemas de forma mais imediata e eficaz. Ao impedir que pequenas tensões se acumulem evitam-se problemas de maior dimensão.

Ler Mais